terça-feira, 22 de julho de 2008

Dicas sobre contos

Acabei de ler um texto interessante com várias dicas sobre como escrever um conto com qualidade. São dicas da oficina de Marcelino Freire, que foram oferecidas na Academia Internacional de Cinema (SP).

O texto pode ser conferido no Digestivo Cultural, na seção Blog de 21/07/2008.

Fiz um pequeno recorte aqui, pois boa informação nunca é demais.

- Corte os elementos que comprometem a leitura, como advérbios que terminam em "mente", lugares-comuns, redundâncias, palavras "enfeitadas" (sofisticadas), obviedades, entre outros.

- Busque escrever uma história com "sombras", ou seja, envolta de mistério e metáforas e que, com a revelação do tema (que pode estar no título ou em uma forte referência no final), o texto ganhe mais força.

"É o que não está escrito, é o que se revela depois. Um conto se conta mais pelo o que não está escrito", diz Marcelino Freire.

- Dê mais atenção à primeira frase de um conto.

- Outro elemento lingüístico que se deve atentar, segundo Marcelino, é o adjetivo. Um exemplo ruim dado por ele é escrever "o homem triste". "Assim, você não precisa criar um ambiente triste, o adjetivo te facilita a vida e ajuda a empobrecer o texto", opina.

- Uma dica para fugir dos clichês: tentar lembrar de coisas inusitadas para compor uma lembrança, um ambiente.

- Um dos problemas mais recorrentes nos textos é a burocracia ― ou excesso de explicação. Repetir a mesma sensação com outras palavras, engessa o texto.

- Princípio básico da escrita: a releitura.

Nenhum comentário: