quinta-feira, 27 de maio de 2010

Evento e notícias da semana

Oi, não percam hoje o Leitura em Debate, às 16h, na Fundação Biblioteca Nacional. Terá a presença dos escritores Daniel Munduruku e Heloisa Prieto, com mediação de Anna Claudia Ramos. Confiram detalhes no último post.

***

Algumas notícias da semana:

1. Na terça-feira, o presidente Lula sancionou uma lei que obriga todas as instituições públicas e privadas a terem uma biblioteca, com um acervo mínimo de 1 livro por aluno matriculado. As escolas terão até dez anos para criarem esses espaços. (Leia matéria do UOL)

Alguns podem criticar a medida, mas acho algo válido. Não resolve, mas ajuda. Ao obrigar ter a biblioteca, no mínimo, se tem o espaço. A partir daí, é preciso que o próprio governo abasteça as bibliotecas públicas e que outras entidades incentivem o uso desse espaço de forma lúdica pelo aluno. Que a literatura seja apresentada como prazer, não como obrigação. Que seja um cantinho para descobertas, não para tristezas.

Em abril foi divulgada uma pesquisa, pelo Ministério da Cultura, constando que 445 municípios não possuíam bibliotecas municipais. Imagine um jovem ou um adulto que ame os livros, mas tenha poucos recursos, e não possa sequer pegar livros emprestados! É algo muito triste. Acho que a obrigação da lei irá esbarrar em muitas pedras políticas, mas já é alguma coisa.

Sou otimista, então qualquer medida, para mim, é uma pequena semente plantada.

2. O escritor Ian McEwan recebeu o prêmio Bollinger Everyman Wodehouse de ficção cômica, na terça-feira, por seu romance Solar. O livro trata das mudanças climáticas, por meio das ambições e autoenganos do físico premiado com o Nobel Michael Beard, cuja fase áurea já ficou no passado. O prêmio é inusitado: além de uma caixa de champanha Bollinger de safra antiga, a tradição dita que o autor também receba como prêmio um porco de criação local de Gloucester. Está previsto a Companhia das Letras lançar o romance em agosto.  Fonte: PublishNews, via Reuters

Sinceramente, prêmios são sempre bem-vindos, mas receber um porco é algo muito estranho! rs

3. Clipping

"Um negócio fracassado e outros contos de humor (L&PM, 208 pp., R$ 13) é uma divertida coletânea de contos de Anton Tchékhov, lançada em formato pocket. São 38 histórias cujo traço mais marcante é o humor. Escritos entre 1882 e 1887, estes relatos do cotidiano da Rússia pré-Revolução exploram as pequenas misérias e injustiças que são inerentes ao convívio entre seres humanos. “Um negócio fracassado” é o primeiro conto da coletânea. Na Rússia, no início da década de 1880, havia uma grande quantidade de publicações humorísticas. Tchékhov colaborou durante anos com diversos jornais e revistas. Com o passar do tempo e devido ao seu amadurecimento como escritor, sua produção foi adquirindo um caráter mais sério, e os contos humorísticos já eram alternados com relatos menos voltados diretamente para o riso." (PublishNews de 26/05/2010)

4. Saiu o Prêmio FNLIJ 2010 - Produção 2009. A premiação é referência no cenário literário infantil e juvenil. A entrega do prêmio será feita no 12º Salão do Livro para Crianças e Jovens (de 8 a 19 de junho), no Rio de Janeiro.

Na categoria Criança, a vencedora foi Graziela Bozano Hetzel, com "O lobo" (Manati). O livro teve ilustrações de Elisabeth Teixeira.

Na categoria Jovem, dois vencedores:
- Dionisio Jacob, com "A espada e o novelo" (Edições SM) e
- Heloísa Seixas, com "Uma ilha chamada livro: contos mínimos para ler, escrever e contar" (Record)

Na categoria Jovem Hors-Concours:

- Marina Colasanti, com "Com certeza tenho amor" (Global)
- Angela Lago, com "Marginal à esquerda" (Rhj). Ilustrações da própria Angela.
- Lygia Bojunga, com "Querida" (Casa Lygia Bojunga)
- Bartolomeu Campos de Queirós, com "Tempo de voo" (Edições SM). Ilustrações de Alfonso Ruano

Na categoria Melhor Ilustração:

- Roger Mello (texto e ilustração), com Carvoeirinhos.

Confira no site da FNLIJ (http://www.fnlij.org.br/) os vencedores das outras categorias.

5. No último dia 25, saiu no Publishnews ótima nota sobre o amigo Leonardo Villa-Forte e o trabalho incrível que ele vem fazendo no seu MixLit. Veja abaixo a nota e não deixem de passar no site.

"Mashup literário

PublishNews - 25/05/2010 - Por Maria Fernanda Rodrigues

Um trabalho e tanto de pesquisa é o que faz Leonardo Villa-Forte em seu blog Mixlit. Ele lê um livro aqui, recorta ali, guarda as frases e vai misturando trechos das histórias para construir um conto novo. Inspirado no trabalho dos DJ’s, Leonardo acaba fazendo interessantes mashups literários. No último texto postado, por exemplo, usa trechos de livros tãos distantes no tempo quanto A mulher de trinta anos (1842), de Balzac, e Na praia (2007), de Ian McEwan. Isso tudo citando a fonte, claro, e até o número da página de onde extraiu o material. Leonardo é formado em Psicologia, mas escreve contos, roteiros e trabalha com edição de livros. Falando nisso, está preparando um título só com seus contos. E espera o lançamento da coletânea com os textos selecionados no Prêmio Off-FLIP 2009, marcado para agosto. Seu Monólogo a dois recebeu menção honrosa e estará lá."

Nenhum comentário: