domingo, 18 de abril de 2010

18 de abril - Dia Nacional do Livro Infantil


O dia de hoje é especial, não só porque se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil, ou por ser o dia do aniversário de um dos maiores escritores infantis que tivemos - Monteiro Lobato. É um dia especial, pois é um momento em que ganhamos uma pausa nas notícias tão conhecidas (e tão ruins), para ouvir falar de homenagens, eventos especiais, enfim, a magia dos livros.

Essa magia que conquista, que enlaça cedo, que nos presenteia com um mundo de fantasias que nos dará a porta encantada a nos levar para longe dos problemas da vida real.

Hoje se lê muito mais do que há duas décadas, menos, talvez, proporcionalmente, do que no início do século passado, quando não se tinha tanta tecnologia para competir.

Mas uma vez fisgado pelo amor aos livros, teremos esse encantamento por toda a vida. Teremos à nossa disposição outras culturas, outros cenários, outras vidas, mágicas ou não, mas que, cada uma ao seu modo, nos dará a oportunidade de repensarmos nossas próprias vidas, sonharmos com um caminho diferente, entendermos nossas trajetórias, ou apenas confirmarmos nossas ideias.

Contudo, o que de mais importante temos oportunidade no dia de hoje é de pensar o quanto somos responsáveis em apresentar às nossas crianças e jovens esse mundo maravilhoso.

Então, hoje, leia uma história para uma criança que ainda não descobriu esse amor. Encante uma criança. Dê a ela a oportunidade de descobrir que imaginar é a forma mais simples de descobrir como ser feliz, e que a felicidade está dentro de nós.

Para completar esse post de hoje, um giro pela rede com matérias sobre o assunto:

  • No Diário do Grande ABC, Ângela Correa publica o artigo Literatura Infantil resiste, com depoimentos de escritores como Rodrigo Lacerda, Eva Furnari e Andréa del Fuego.
  • No blog da escritora Alessandra Roscoe há uma carta da Campanha por mais livro e leitura na Programação das TVs abertas. Essa é uma campanha importantíssima. Temos que falar mais dos livros, principalmente os que nascem aqui. Temos que tornar comum citar um livro, colocá-lo na programação, como se faz com a música ou o cinema. Eu estou apoiando. Dê um pulo lá e veja o avanço da campanha.
  • Se você ainda não conhece, dê um pulo no blog de Galeno Amorim. É um verdadeiro portal sobre notícias literárias e incentivos a um Brasil leitor.

Um comentário:

Eloí disse...

Apoiado! Apoiado!
Postei em meu blog uma homenagem ao LIVRO.