terça-feira, 6 de abril de 2010

Últimas notícias

Estou um pouco lenta para atualizar o Canastra, mas é reflexo do excesso de tarefas e da necessidade de dedicar um tempo maior ao meu romance.

Hoje, com as chuvas que assolaram o Rio de Janeiro, fiquei em casa. Eliminei algumas pendências, mas vejo que a lista é imensa.

Mas me coça a necessidade de dividir com vocês algumas boas notícias.

Então, vou concentrar tudo num mesmo post.

1. Grande notícia para a Literatura InfantoJuvenil. Durante a Semana do Livro (de 18 de abril - Dia Nacional do Livro Infantil - a 23 de abril - Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor), a Câmara Rio-Grandense do Livro homenageia pessoas e entidades que se destacaram, no ano anterior - no caso 2009 -, por sua atuação ou apoio na área de promoção do livro e da leitura.


São escolhidos os Amigos do Livro, a Personalidade do Livro, além da Biblioteca do Ano.

E esse ano a AEILIJ (Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil) será homenageada como Amigo do Livro. A cerimônia será dia 23 de abril.

Parabéns para a AEILIJ, na figura da Anna Claudia Ramos e toda a sua diretoria. O trabalho que eles vem fazendo é maravilhoso.


2. Para quem estiver em SP, amanhã (7 de abril), o Sempre um Papo promove palestra de Sérgio Sant'anna sobre o tema "Caminhos da Ficção", com autógrafos de seus títulos publicados pela Companhia das Letras. O evento acontecerá no Sesc Vila Mariana, à Rua Pelotas, 141, às 20h.

3. Halime Musser inaugurou essa semana o blog Mundo de Resenhas (http://mundoderesenhas.wordpress.com/), onde publicará suas resenhas. Um grande espaço para saber mais sobre os livros. Confiram!

4. A Academia Brasileira de Letras abre a série do seu "Seminário Brasil, brasis" com o tema "Literatura e futebol", sob coordenação do Acadêmico Domício Proença Filho. O evento será no próximo dia 8 de abril (quinta), às 17h30, no Teatro R. Magalhães Jr., na sede da academia. Convidados para os debates: Roberto Da Matta, Tadeu Schmidt, Alberto Helena Junior e o Acadêmico Arnaldo Niskier. Estarão presentes, também, o Presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o técnico da Seleção Brasileira, Dunga.


5. Veja alguns cursos da Estação das Letras de abril. Imperdíveis. Entre no site e veja toda a programação.
 
Início: 08 de abril. 90 anos de João Cabral de Melo Neto, o poeta do menos, encontros com Ivan Junqueira, Antonio Carlos Secchin e Luis Raul Machado.
Início: 16 de abril. Narrativas Breves e outras nem tanto com Marcelino Freire.
Início: 19 de abril. Oficina do Conto (avançada) com Claudia Lage
.

6. Confiram o novo blog de Leonardo Villa-Forte. Um trabalho de mixagem com textos literários. Confira a proposta no MixLit: http://mixlit.wordpress.com/.

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde Ana Cristina! Alguma novidade sobre o resultado do Prêmio Cataratas 2009? Parabéns pelo blog!

Ana Cristina Melo disse...

Pesquisando no site da Fundação Cultural, a seleção dos contos acabou em 31/03 e a premiação será entregue no Salão Internacional do Livro que acontecerá de 6 a 16 de maio.

Michael disse...

Ana, nada de resultado do Cataratas 2009? Escritores que moram em outros estados e que forem vencedores não terão tempo hábil para estar no Salão Internacional do Livro em Foz do Iguaçu. Deveriam avisar antes, não acha?