sábado, 24 de abril de 2010

Clipping literário

O lançamento do meu livro se aproxima e meu relógio deu defeito: parece que 1 hora tem 60 segundos e não 60 minutos. :)

Então, adoraria fazer um post por dia, divulgando minhas leituras, mas como elas também estão atrasadas, vou relacionando em bloco o que achei mais interessante, tá?

1) No dia 13 de abril, o Grupo Ediouro e a distribuidora Superpedido enviaram um e-mail a mais de 400 livrarias, em todo o Brasil, anunciando uma nova política para devolução dos livros que não fossem vendidos: ""Não será necessário enviar os livros fisicamente", dizia o e-mail, mas apenas "a capa, quarta capa e ficha catalográfica (...). O miolo deverá ser descartado". Na última terça-feira (dia 20) uma nova mensagem foi enviada cancelando a anterior, em virtude das críticas e manifestações a respeito. Ufa! A literatura agradece. Leia matéria completa ("Após críticas, Ediouro cancela política de destruição de livros encalhados") no O Globo.

2) Você conhece o projeto Livro de Rua? Não! Então dê uma lida no artigo "Leia o livro e passe adiante", publicado no Jornal O Globo, e depois fique atento por onde passar. Se encontrar um livro que lhe agrade, pegue, leia e depois deixe novamente num lugar público.

3) Mark Twain faleceu em 21 de abril de 1910. Assim, completamos 100 anos de sua morte. Mas se o escritor se foi, nos deixou grandes obras como As Aventuras de Tom Sawyer, Huckleberry Finn e O Príncipe e o Mendigo. No Estadão, leia ótima matéria ("Mark Twain, 100 anos sem ícone da literatura mundial") sobre ele.

E o Caderno Ideias (JB) avisa que para não deixar passar em branco o centenário da morte do escritor, a Editora Escrita Fina prepara uma edição luxuosa de As aventuras de Tom Sawyer, a ser publicada no início do segundo semestre. E no fim do ano, com o mesmo capricho, Huckleberry Finn.

Um comentário:

NINO BELLIENY disse...

Chamar de idéia o lance da Ediouro é desinventar tudo de bom do mundo feito com idéias. Não seria Ediouro. Está mais para Édelata. Uma grande desidéia.

nino bellieny