domingo, 18 de outubro de 2009

Espaço Aberto Literatura: vídeos e campanha

Há algum tempo já não vejo televisão. Não só o tempo encurtou e muito, como o interesse diminuiu sensivelmente pelos programas da tevê aberta. Até as novelas que me atraíam, há alguns anos fui deixando de lado. As que ainda me chamavam atenção, eu assistia a um ou outro capítulo. Bastava o enredo começar a "encher linguiça", que abandonava.

Atualmente, as poucas vezes que ligo a tevê, são para programas literários ou séries que me agradam, que passam na tevê a cabo. Um deles que acho imperdível é o Espaço Aberto Literatura. Os convidados de Edney Silvestre são, na maioria das vezes, brilhantes, e o próprio Edney consegue extrair o que de melhor podemos saber desses escritores e de suas obras. Quando perco a transmissão que acontece, em primeira exibição, às 21h30m das sextas-feiras, recorro ao site G1, que disponibiliza os vídeos.

Por isso, venho dividir com vocês algumas dessas entrevistas, muitas vezes empolgantes ou emocionantes.

E aproveito para lançar uma campanha que prometi fazer há algum tempo: vamos pedir que o Espaço Aberto Literatura seja transmitido na tevê aberta!

Aí vocês vão se perguntar, mas a Ana está doida? Ela não acabou de dizer que quase não assiste mais à tevê aberta. Sim, eu não, mas milhões de brasileiros assistem. E o que mais faço não é incentivar a literatura? Então, é tudo que eu queria, que a grande massa tivesse acesso a um programa maravilhoso desses, de preferência em horário nobre. Que conhecessem nossos escritores contemporâneos, que conhecessem os clássicos, citados por esses contemporâneos. Que entrassem numa livraria procurando o livro do qual ouviram falar no último programa do Edney. Quero que a lista de mais vendidos exclusiva da literatura nacional seja uma realidade, não manipulada (no sentido de tirar lá da 50ª posição os livros nacionais, para fazer a lista só dos brasileiros), mas tirá-los das primeiras posições mesmo. Disputando espaço de igual para igual com os estrangeiros.

Então, façam como eu fiz há dois meses. Liguem para a Central de Atendimento ao Telespectador da Tv Globo (21-4002-2884) ou acessem o site da CAT, e peçam que o Espaço Aberto Literatura (transmitido na Globo News) seja reprisado na tevê aberta. De preferência, logo depois da novela das oito, que hoje passa às nove. :)

E enquanto isso, tirem um tempinho para assistir aos vídeos das últimas entrevistas. É um tempo de investimento. Há outras ótimas entrevistas. Essas é apenas a minha lista, não só das últimas entrevistas que consegui assistir, mas das que adorei.

- Entrevista com o escritor Moacyr Scliar (exibida em 16/10/2009)

- Entrevista com os escritores Paulo Rodrigues e Manoela Sawitzki (exibida em 09/10/2009)

- Entrevista com o escritor David Grossman (exibida em 25/09/2009)

- Entrevista com a escritora Thalita Rebouças (exibida em 18/09/2009)

- Entrevista com os escritores Altair Martins e Ronaldo Corrêa de Brito (exibida em 28/08/2009)

- Entrevista com a escritora Claudia Lage (exibida em 07/08/2009)

- Entrevista com os escritores Gregorio Duvivier e Rodrigo Lacerda (exibida em 31/07/2009)

- Entrevista com os escritores Antonio Fernando Borges e Lucia Bettencourt (exibida em 12/06/2009)

- Entrevista homenagem ao escritor uruguaio Mario Benedetti (exibida em 22/05/2009)

- Entrevista com o escritor Miguel Sousa Tavares (exibida em 15/05/2009)

Um comentário:

Fatima Cristina disse...

Oi Ana!
Adorei a dica. Assumi a campanha e vou agora assistir algumas das entrevistas. Valeu!
Beijos!