quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Notícias de jornais

Faço um pequeno clipping, com algumas notícias literárias que foram publicadas em alguns jornais e portais de notícias:

******* Bem Paraná:

Clássicos da literatura ganham trailers gratuitos na Internet
Site LivroClip estreia também coleção de vídeos baseados em obras infantis educativas nos dois idiomas


30/09/2009

Grandes clássicos da literatura e obras infantis educativas acabam de ganhar versões digitais em inglês e português, com acesso gratuito na internet. A iniciativa é do LivroClip, uma nova mídia para o livro, que transforma obras em animações multimídia. Os primeiros LivroClips com tradução para o inglês são os clássicos: “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes, “Crime e Castigo”, de Fiódor Dostoievski, e “A Metamorfose”, de Franz Kafka.

O site estreia também uma coleção de trailers de livros infantis educativos, nos dois idiomas, baseados nas obras: “Pigmeus”, de Rogério Andrade Barbosa, “Um Teto de Céu”, de Ninfa Parreiras, “Vamos Abraçar o Mundinho”, de Ingrid B. Bellinghausen, e “O Guarda-chuva do Vovô”, de Carolina Moreyra. “Com as versões em inglês, idioma falado por mais de 700 milhões de pessoas em todo o mundo, o LivroClip expande sua usabilidade como ação de incentivo a leitura e se torna também uma ferramenta diferenciada para o ensino do idioma no Brasil”, afirma Luiz Chinan, diretor do LivroClip. (...) leia mais

******** Portal G1:

Governo de Minas Gerais distribui livros com palavrões a alunos da rede estadual
Textos provocaram a indignação de pais, professores e alunos. Secretaria diz que livro deve ser usado por alunos com mais de 15 anos.


29/09/2009
O governo de Minas Gerais distribuiu textos literários com palavrões em todas as escolas estaduais do ensino fundamental até o 9º ano e provocou a indignação de pais, professores e alunos. Os palavrões aparecem em textos de literatura. Eles são usados em frases em que os personagens demonstram raiva.

Ao ler o livro que a filha usa na escola, a dona de casa Rosane Ferreira levou um susto. Entre textos, exercícios de português e matemática, ela encontrou palavrões. "Eu fiquei bem assustada, porque eu nunca tinha visto um livro com essas palavras. São bem pesadas mesmo. Eu não gosto que falem, não falo E não aceito que falem também", afirma. (...) leia mais

Exposição marca os 120 anos do nascimento de Cora Coralina
O Museu da Língua Portuguesa de São Paulo abre, nesta terça-feira, uma exposição sobre Cora Coralina, a poetisa do cotidiano, que ficou famosa aos 75 anos de idade

28/09/2009

Ana é o nome de batismo. Cora Coralina o nome que ela própria escolheu.

A menina de família simples do interior de Goiás estudou só até o terceiro ano do ensino fundamental, mas tinha talento para escrever e queria ser reconhecida. "Toda família tem uma Ana, ela então inventou Cora. Então um pouco depois ela inventou Coralina", relembra a filha de Cora Coralina, Vicência Bretas.

Com cenografia de Daniela Thomaz, a mostra traz um pouco do universo da escritora, em fotos, objetos pessoais e os cadernos de poesia. Cora Coralina gostava de escrever sobre as coisas do dia-a-dia: a cidade de Goiás, a paisagem, o rio que passava perto da casa dela, os moradores, os costumes. Cenas que ela via da janela da velha casa da ponte. (...) leia mais

Após 9 meses de nova ortografia no Brasil, adoção em Portugal é indefinida
Apesar de manifesto, tema está fora da campanha eleitoral portuguesa. Logo após entrar em vigor, editoras brasileiras já atualizaram dicionários.

26/09/2009

Há nove meses adotada no Brasil, a reforma ortográfica ainda não tem um cronograma oficial para ser aplicada em Portugal. Ratificada por quatro países (Cabo Verde e São Tomé e Príncipe também assinaram o acordo), a mudança nas regras ortográficas tem causado polêmica entre os portugueses.

Veja também: Imprima o guia da reforma ortográfica

Apesar de não estar na pauta das campanhas para as eleições gerais deste domingo (27), o tema foi parar na Assembleia em maio deste ano, quando uma petição para tentar reverter o acordo foi assinada por 113.206 pessoas e discutida na Comissão de Ética e Sociedade.

Um dos signatários, o escritor e ex-deputado do Parlamento europeu Vasco Graça Moura, diz que a reforma é "uma barbaridade e um chorrilho de asneiras, que não permite atingir qualquer unidade da língua". Ele acredita que ainda é possível reverter o acordo legalmente. "É inconstitucional, face à Constituição Portuguesa, ainda não foi ratificado por todos os países signatários e é impossível aplicá-lo sem a existência de um vocabulário ortográfico assente e acordado entre todos os países que começaram por subscrever o documento, além de criar inúmeros problemas às crianças, aos professores e aos idosos, sem nenhuma contrapartida útil." (...) leia mais

EUA negaram homenagem a criadora de Harry Potter por temer bruxaria, diz livro
Acusação foi feita por ex-autor de discursos de George W. Bush

30/09/2009

Um ex-autor de discursos do ex-presidente americano George W. Bush revelou que o governo dos Estados Unidos vetou uma homenagem à autora da série de livros sobre o mago Harry Potter, JK Rowling, porque alguns políticos achavam que ela incentivava a bruxaria.

Matt Latimer afirmou em seu livro Speechless: Tales of a White House Survivor ("Sem Fala: Contos de um Sobrevivente da Casa Branca", em tradução livre) que alguns integrantes do próprio governo Bush acreditavam que a escritora britânica promovia a feitiçaria nos livros.

Como resultado, Rowling nunca foi condecorada com a Medalha Presidencial da Liberdade.

A condecoração reconhece a contribuição dos agraciados para os interesses nacionais dos Estados Unidos, paz mundial ou esforços culturais. (...) leia mais

********* Portal R7

Morte gera lucros para cinema, TV e literatura
Recessão econômica inspira indústria da cultura a explorar temas mórbidos, como as histórias de vampiros


A morte não é o ganha-pão apenas dos donos de funerárias e cemitérios. A cultura também se aproveita do seu poder de atração. Na história do cinema, da TV e da literatura, há uma longa lista de produções que exploraram o universo da morbidez.

O ator norte-americano Michael C. Hall é um exemplo de artista que ganhou dinheiro e fama no papel de um diretor funerário. Ele despontou no seriado "A Sete Palmos", sobre dois irmãos que perdem o pai e têm de cuidar da funerária e dos dramas pessoais da família, como a irmã desajustada que só namora rapazes complicados (como um viciado em drogas e assaltante) e a mãe viúva reprimida às voltas com a descoberta de desejos sexuais incomuns (como fazer sexo no mato). (...) leia mais


***** Estadão de São Paulo

Bienal do Livro de São Paulo muda para sobreviver
Feira investirá R$ 1,3 mil na programação cultural: Salão de Ideias e Espaços Literário e Universitário

30/09/2009
SÃO PAULO - Depois de uma edição que desagradou à maioria no ano passado, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo de 2010 promete ser mais atraente para público, expositores e autores. Foi o que garantiram os organizadores, em um evento ocorrido na manhã desta quarta, 30, e que reuniu representantes das editoras. "Desde o início do ano, estamos repensando o formato da bienal", comentou Rosely Boschini, presidente da Câmara Brasileira do Livro, organizadora do evento. "Desta vez, vamos focar mais no público adolescente, além de continuar investindo nas crianças."

Prevista para o período entre 12 e 22 de agosto de 2010, a 21ª Bienal do Livro receberá um investimento de R$ 1,3 milhão apenas para a programação cultural. Segundo Rosely, os convites para autores estrangeiros já foram feitos, especialmente para as atrações que promovem debates com o público, como o Salão de Ideias, o Espaço Literário e o Espaço Universitário. "Mas a maior preocupação é garantir a atenção do jovem, que é o público mais difícil de captar atenção."
(...) leia mais

Nenhum comentário: