domingo, 15 de maio de 2011

Corrida para o lançamento - Volta 2

Já é um novo dia, um lindo domingo de sol aqui no Rio. E cada vez estamos mais próximos do pódio, o meu pódio que trará dois lindos troféus.

Hoje estive numa mesa na FLIST (Festa Literária de Santa Teresa). Um evento lindo que une a paixão pelos livros. E esse foi o tema da minha mesa, que dividi com a amiga e escritora Edna Bueno. Falamos do que havia em comum na nossa literatura, nessa paixão que nos carregou para longe de nossa formação.

E ao falar do livro da Dora, falei que esse medo que ela tem da nova escola é uma verdade que atinge muitas crianças, mas também é uma metáfora para os adultos. É muito comum sentirmos medo da mudança. Temos medo de mudar de casa, de cidade, de emprego, de namorado(a), de faculdade, de mudar o visual... Qualquer medo vale. O importante é visualizar que nem sempre o novo destino é tão diferente assim, nem os novos colegas são tão grandes como um elefante. :)

Então, é só esperar a Dora sair para descobrir como lidar com esse medo. :)

Mas sei que vocês querem saber também do romance "De volta à Caixa de Desejos". Ontem divulguei um pouquinho da sinopse. Hoje, vou divulgar o olhar de outras pessoas sobre o livro. E nada melhor do que vocês lerem o que vai sair na quarta capa dele.

É o olhar de dois escritores, amigos queridos, Carola Saavedra e Henrique Rodrigues, por quem tenho grande carinho e admiração, e que me deram um grande presente, aceitando esse convite para escrever a quarta capa do livro. E também de uma amiga querida, Maria Alice Ferreira, professora e pedagoga, que trouxe o olhar de quem vive perto das crianças todo tempo.

Então, é só ler e curtir... Para mim, antes do nascimento do meu filhinho literário, foi como arranjar um padrinho e duas madrinhas de primeira grandeza.

“Ana Cristina Melo descreve com precisão e leveza o universo de sua protagonista nessa difícil passagem da infância à vida adulta, e o que mais chama a atenção é o olhar empático que ela destina aos personagens, fazendo com que o leitor os acompanhe com entusiasmo, o mesmo entusiasmo que a autora dedica a cada pensamento, a cada encontro, a cada frase.”


(Carola Saavedra, escritora)

“Marília, Francine e os outros personagens de Caixa de Desejos cresceram. Assim como a escrita de Ana Cristina Melo, que faz o leitor acompanhar as aventuras, alegrias e tristezas do livro como se fizesse parte dele. Isso porque De volta à Caixa de Desejos lida com conflitos e decisões típicos dos jovens do nosso tempo, e nada melhor que uma boa literatura para fazer lembrar que, nesses momentos, não estamos sozinhos.”


(Henrique Rodrigues, escritor)

“Li Caixa de Desejos e fiquei encantada com a narrativa, e desta vez não foi diferente. Entrei na história, vivenciei cada situação ocorrida com Marília. É impossível não compartilhar com a protagonista cada sentimento por ela vivido. Ana Cristina Melo escreve de uma forma que eu amo: faz com que sinta cada emoção como se fosse a minha emoção. Ler o livro me fez rir, chorar, repensar, reviver a vida e voltar a sonhar! Já estou aqui desejando a próxima história.”

(Maria Alice Ferreira, professora, psicopedagoga e arteterapeuta)



Nenhum comentário: