quarta-feira, 7 de julho de 2010

Meu sentimento de perda com a morte de Sergio Klein

Por mais conectada que eu tente ficar, é impossível saber de tudo, ler tudo. Sábado foi um dia que dei aula de 8h às 16h. Depois fui para o shopping fazer um programa mãe e pai com filhos. Acessei rapidamente o Facebook, respondi e-mails e o sábado foi embora.

Talvez se fosse uma notícia de primeira página dos principais jornais eu tivesse visto. Mas certamente não foi. E eu não fiquei sabendo, até agora à noite, quando descubro que o escritor infantojuvenil Sérgio Klein, de apenas 46 anos, faleceu no último sábado. O motivo: uma infecção generalizada causada pela bactéria Staphylococcus aureus, que entra no organismo pela pele e é altamente destrutiva.

Mas não é de morte que eu quero falar, deixando minha homenagem a ele. É de vida. É da vida que ele deixou na literatura. Uma literatura vasta, apaixonante, cativante, que eu li quase toda. Li e indiquei ao meu filho, que virou fã dele também. Meu tesouro está dormindo agora, nem sabe do que aconteceu. Só saberá amanhã de manhã, quando esse post já será notícia velha.

Sérgio publicou a série Poderosa com a grande personagem Joana Dalva. Publicou as aventuras de Biel em Tremendo de Coragem e tantas outras. Publicou literatura da forma mais doce, da forma mais amorosa, da forma mais completa. Literatura para os jovens e para os adultos que simplesmente amam ler.

O blog da Editora Fundamento deixa uma mensagem final. E fala que Sérgio era um autor que acreditava no poder transformador das palavras. E eu acredito que ele era assim.

Sérgio, eu não te conheci pessoalmente, eu só conheci o mágico que criou belas histórias e encantou muitas crianças. O sonhador que sonhou um mundo de leitores e transformou esse sonhos em ficção da mais pura.

E é com lágrimas nos olhos, por uma tristeza que não tem nome, que te digo: obrigada pelo que você deixou. Que você esteja numa nuvem bem bonita, encantando os anjos com suas histórias. Fique com Deus.

2 comentários:

Chris Araújo Angelotti disse...

Ana, Adorei sua homenagem.
Fiquei tão triste com essa perda. Conheci os livros do Sérgio bem recentemente e ele era bom, é bom.
Ficará imortalizado em suas histórias. É triste perdermos um talento desses. Que ele seja feliz onde estiver. aqui nos deixou luz em forma de doces histórias.

Ana Cristina Melo disse...

Pois é, eu o admirava muito, principalmente pelo interesse que estava despertando nas crianças. E o mais importante: sendo um autor brasileiro.

Realmente um grande talento que nos deixou.