quarta-feira, 7 de julho de 2010

Mãe, lê para mim?

Li hoje uma matéria no PublishNews e precisei dividir com vocês. A matéria, na íntegra, está em azul, no final do meu texto.

Lá em casa, rotina é uma palavra em desuso. Mas, se para algumas coisas isso complica, para outras é legal, pois sempre podemos reinventar. Eu lembro bem que contava histórias para o meu filho. Mas era sempre uma história inventada. Como eles sempre foram difíceis para dormir, tinha que ir preparando o ambiente para o sono chegar. Então tinha que ser à meia-luz. Assim, não dava para abrir um livro.

Com minha filha segui na mesma linha. Já enroscadinhas uma na outra, eu inventava alguma coisa. Agora, tento fazê-la pegar no sono na cama dela. Para isso, algumas vezes canto, outras abro um livro e conto uma história. Mas não dá para ela acompanhar. Tem que ser ouvindo, de olhinho fechado, para curtir e adormecer. Nas últimas semanas, ela tem pedido para eu criar uma história. Invento um título e daí tenho que desenvolver em cima do título. E ela sempre me pede qual vai ser a história do dia seguinte. E me vejo inventando um título do nada, para depois usar toda a minha imaginação para transformá-lo num relato.

E já teve uma vez que tive que aturar a zoação do meu filho, dizendo que eu estava com preguiça de pensar num final melhor. rsrsrs Amei isso. É a melhor parte, a que liga mãe e filho, na história e na brincadeira. Deixar para eles sempre a sabedoria que história, livro é uma magia especial. Não tem que ter rotina ou ter obrigação. Seja pequeno, adolescente ou adulto. Livro é amor. Literatura é encantamento.

Meu maior orgulho é ver minha filha, que está aprendendo a ler, pegar um livro por sua própria vontade, sentar e ler para mim. Ou meu filho, com seus livros que ele leva para a escola, para usar na hora do intervalo. Ou leva para os nossos passeios, porque está tão bom que não pode parar de ler.

É assim que começa...

Que várias mães leiam para os seus filhos, mas leiam com amor. Leiam história pronta ou inventada. Leiam como quem penteia um cabelo ou dá um banho bem gostoso. Deixem livros espalhados pela casa, como quem deixa brinquedos. Crie a sua biblioteca, para que eles cheguem, peguem, toquem, amassem, incorporem às suas vidas.

Boa leitura para vocês.

Campanha "Mãe, lê para mim?" já está no ar
TV Globo apoia campanha nacional de incentivo a leitura

PublishNews - 06/07/2010 - Redação

Durante todo o mês de julho, a campanha “Mãe, lê pra mim”, do Instituto Pró-livro, será veiculada pela Rede Globo em spots de 30 segundos. Neles, artistas, formadores de opinião e outras pessoas darão seus depoimentos testemunhando como o incentivo à leitura dentro de casa influencia no processo de ler por prazer. O destaque é o ator Tony Ramos, que fala sobre a importância da leitura em sua vida. “A campanha nasceu a partir da análise dos dados da segunda edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, a qual indica que 73% das crianças têm em suas mães a maior influência no hábito da leitura”, comenta Zoara Failla, gerente de projetos do Instituto Pró-Livro. O projeto do vídeo foi concebido durante a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, em 2009. Durante os dez dias do evento foram recolhidos depoimentos dos visitantes falando sobre quais foram seus principais incentivadores da leitura. Para ampliar a área de abrangência do “Mãe, lê pra mim?”, além de ampla divulgação na mídia, o IPL, com o apoio do Ministério da Cultura e o Plano Nacional do Livro e Leitura, distribuirá os vídeos da campanha em Pontos de Leitura do Programa Mais Cultura do Minc e juntamente com mais de quatro mil obras de literatura infantil e juvenil que beneficiarão 600 famílias. Para conhecer mais sobre a campanha, assista ao vídeo.


Nenhum comentário: