Neste último fim-de-semana, ocorreu em São Francisco Xavier, o "Festival da Mantiqueira - Diálogos com a Literatura". O evento, com público de 1500 pessoas, contou com a participação da população local.
Dessa participação, se obteve o mais puro que pode existir na troca entre a Literatura e o povo. Um dos casos dignos de relato é o de dona Ana, que nasceu e viveu em São Francisco Xavier. Casada, 77 anos, duas filhas, e estava sentada nos fundos da tenda, assistindo ao diálogo com Milton Hatoum. Ao ser indagada se gostava de ler, respondeu: "Ah, meu filho, agora a vista não ajuda mais, mas eu gosto muito, então venho ouvir". Outro caso foi o de João Paulo e Tiago, meninos da faixa dos 7 anos de idade, que conversavam com o curador do Prêmio Jabuti, José Luiz Goldfarb. Disseram gostar de futebol, internet e leitura. Tiago logo se pronunciou avisando "Minha mãe é a dona da lanchonete ali atrás". O fantástico ficou por conta da naturalidade de João Paulo, quando perguntado sobre sua mãe: "A minha não é dona de nada, só da casa dela...".
A cidade possui uma bela Biblioteca Comunitária, montada por um apaixonado por livros e mantida pela comunidade, que providencia a doação de exemplares.
Fonte: Publish News
Nenhum comentário:
Postar um comentário