domingo, 25 de setembro de 2011

O que anda pela Canastra - 2011.1

Vamos inaugurar esse post que "pretendo" atualizar semanalmente, falando do que anda acontecendo na minha vida real e virtual de escritora. Desde possíveis lançamentos (esses serão mais raros), leituras ou dicas de escrita. Aff! Será que consigo manter a periodicidade. Vamos ver.

O que anda acontecendo pela minha Canastra...

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
# Meus últimos lançamentos e o próximo lançamento:
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

- Em 04 de julho, lancei dois novos livros: "De volta à Caixa de Desejos" (Ed. Vermelho Marinho) e "Uma turma para Dora", ilustrações de Eliane Raye (Ed. Vermelho Marinho). Para saber mais sobre eles, é só conferir release, onde está sendo vendido, preço, tudinho no meu site, na seção livros: http://www.anacristinamelo.com.br/livros.html

- Até o final do ano, está saindo livro novo. É o infantil "O banho de Nina", lindamente ilustrado pela Cris Alhadeff (http://www.crisalhadeff.com/), com um traço pelo qual fiquei apaixonada. O livro sai pela Editora Escrita Fina (http://escritafina-livros.blogspot.com/). Logo, logo, divulgo capa, ilustrações, tudinho. O livro já está no forno. É só aguardar!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
# Leituras que indico:
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

- Na categoria "Literatura nacional", indico "O Dia Seguinte", de Luis Eduardo Matta (Ed. Escrita Fina), um thriller juvenil que, certamente, agradará aos adultos que curtem literatura juvenil bem-feita, daquelas que a linguagem e a história transcendem idade. O livro fala sobre o 11 de setembro, ou melhor, sobre o dia seguinte, na vida de dois jovens, que saem por Nova Iorque, se envolvendo em aventuras e perigos. Como disse o próprio Luis, um livro que toca na importância da amizade, principalmente entre pessoas que teriam um mundo de motivos para se odiarem.


Se quiserem saber mais sobre ele, confiram a divulgação feita na edição 6 do Jornal Sobrecapa Literal: http://www.sobrecapaliteral.com.br/doc/SobrecapaLiteralEd6.pdf

"Aquela era uma outra Nova York, mais árida e menos glamourosa. Estavam no Bronx. (...) Pela janela, Antônio contemplou a avenida comprida, em mão dupla, quase sem árvores, margeada por prédios baixos que abrigavam lojas populares de letreiros espalhafatosos. Uma típica via suburbana. Subitamente teve medo do que iriam encontrar."

- Na categoria "Literatura estrangeira", indico "Cartas Exemplares", de Gustavo Flaubert, tradução de Carlos Eduardo Lima (Ed. Imago). O livro traz as correspondências de Flaubert, desde 1830 até sua morte, em 1880. São cartas que revelam as angústias do escritor que buscava a perfeição de cada palavra. A palavra exata. A expressão única para uma ideia, uma emoção, uma descrição. É como conviver com o nascimento de Bovary. Um livro que todo escritor deveria ler.

"Eu amo acima de tudo a frase nervosa, substancial, de músculo saliente, de pele cor de bistre; amo as frases machas e não as frases fêmeas"

"Trabalhe, medite, medite acima de tudo, condense seu pensamento, você sabe que os belos fragmentos não são nada. A unidade, a unidade, tudo está aí! O conjunto, eis o que falta a todos os de hoje, tanto nos grandes quanto nos pequenos. Mil passagens bonitas, mas não uma obra. Cerra o seu estilo, faz um tecido mais leve que a seda e forte como uma cota de malha. Perdão por esses conselhos, mas eu queria lhe dar tudo que eu desejo para mim."

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
* O que estou lendo:
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

- "A mocinha do Mercado Central", de Stella Maris Rezende (Ed. Globo). Lendo e amando. Amando as frases, desenhadas e costuradas como se fosse uma peça única, para exposição, para tocar cada leitor de forma especial, para se transformar numa obra-prima. No próximo post falarei um pouco mais da Maria, a protagonista desse livro. Mas já digo: leiam, vale muito a pena!


- "Amor sem fim", de Ian McEwan (Ed. Companhia das Letras). O início me jogou no chão, de tão revelador. Uma aula de literatura. Uma aula para mostrar, sem deixar a ponta do lápis, do dedo, do criador, como foi feito. O desenvolvimento parte para ser a grande narrativa que admiro de Ian McEwan. Espero tê-lo terminado até o próximo post.
 
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
# Enquanto escrevo, fica a dica:
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

- Enquanto escrevo meu romance, lembro da dica que recebi certa vez, que desenvolver um enredo é revelar para o leitor o universo da sua história a partir de um ponto de vista, mais do que ordenar acontecimentos e informar emoções.


Boa semana para todos!


Dividam comigo suas leituras.


Para quem quiser me seguir no twitter: http://www.twitter.com/anacristinamelo


Para quem quiser me seguir no Facebook: http://on.fb.me/ottOqJ

Nenhum comentário: