domingo, 5 de julho de 2009

Pílulas dos cadernos literários (#2) - 04/07/2009

Continuação das pílulas dos cadernos literários de ontem, agora do Caderno Prosa & Verso (Jornal O Globo).

Destaco no post de hoje a matéria "Caldeirão literário" que traz um debate promovido pelo Jornal O Globo com os escritores Milton Hatoum, Bernardo Carvalho e Cristovão Tezza. O texto completo publicarei num post em separado.

Aproveitem!

!----------------------------------------------------!
!Caderno Prosa & Verso (O Globo). Sábado (04/07/2009)!
!----------------------------------------------------!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
# Caldeirão literário

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Por Miguel Conde
* Hatoum, Carvalho e Tezza falam das vozes dissonantes que compõem o país.


Reunidos em Paraty por conta da Flip, onde participaram ontem cada um de um debate, três dos mais importantes escritores brasileiros contemporâneos se encontraram para trocar ideias sobre o lugar da literatura no mundo de hoje. Espremidos num sofá de uma pousada da cidade, Milton Hatoum, Bernardo Carvalho e Cristovão Tezza nem sempre estiveram igualmente próximos em suas opiniões, expostas na conversa de mais de uma hora e muitos assuntos. Entre divergências, implicâncias e concordâncias ocasionais, os três falaram de arte, paranoia, Google, Machado de Assis e do paradoxo que é ser escritor num país em que pouco se lê.

%%% A matéria completa eu publicarei aqui no Canastra ainda hoje.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
# Sophie, a encoberta
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Por José Castello

>>> Nos tempos do reality show, dos blogs e das celebridades, a francesa Sophie Calle - autora de "Histórias reais" (Agir, tradução de Hortência Santos Lencastre) - inverte as expectativas de um mundo que se desnuda e faz da escrita, um segredo, e da fotografia, um véu. (...)

%%% O artigo completo eu publicarei aqui no Canastra ainda hoje.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
# O desafio de rever Clarice
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Por Rachel Bertol
* Entrevistas feitas pela escritora são dramatizadas em filme

>>> Inspirada numa declaração de Clarice Lispector sobre Rubem Braga - "Há mil Rubens em Rubem Braga, assim como há mil Clarices em mim" -, a diretora Nicole Algranti realizou o filme "De corpo inteiro", um docudrama com título homônimo de uma das obras com entrevistas feitas pela autora. O filme, que será apresentado amanhã em Paraty, às 18h, encerrando a programação da Flip na Casa da Cultura, põe em cena alguns desses encontros, com artistas e, sobretudo, outros escritores, muitos deles amigos e cúmplices de profissão de Clarice. A fim de retratar sua figura múltipla, que, para além da obra, é uma persona literária envolta em clichês - de excêntrica, solitária, angustiada, intensíssima -, Nicole propôs a diferentes atrizes o desafio de dramatizarem as entrevistas, feitas quando a escritora colaborava com a grande imprensa, para pagar as contas.

Mas a própria Nicole, sobrinha neta de Clarice, avisa:

- Não quis fazer um filme em que os entrevistados falassem que Clarice era isso ou aquilo, mas deixar que falassem de si. O filme não é sobre Clarice, mas sobre o João Saldanha, o Fernando Sabino, o Nelson Rodrigues, o Rubem Braga, o Carybé.

(...)

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
# Encontro com Talese

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
* Autor participa, na quarta, de bate-papo no Instituto Moreira Salles


>>> Considerado o principal expoente do "new journalism", modalidade de escrita jornalística que usa artifícios da literatura, Gay Talese vai dar duas chances para os brasileiros conhecerem seus truques. (...)

Na quarta, dia 8, a partir das 20h30m, o jornalista participa de um bate-papo com o colunista do GLOBO Arthur Dapieve no Instituto Moreira Salles (IMS). O encontro é uma parceria entre O GLOBO, a editora Companhia das Letras, a revista "Piauí" e o IMS, por meio de sua revista "Serrote". (...)

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
# Catherine Millet enfrenta o ciúme
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

>>> Catherine Millet tornou-se internacionalmente conhecida quando, no início dessa década, lançou um livro impactante: "A vida sexual de Catherine M.", publicado no Brasil pela Ediouro, em que conta - sempre em tom plácido - suas aventuras tórridas com dezenas de homens, em geral desconhecidos, nos mais diversos lugares, sem poupar o leitor dos detalhes. Mais impactante talvez fosse o fato de Catherine ser uma crítica de arte reconhecida, editora da revista "Art Press", e também ser casada. (...)

Depois de girar o mundo para a divulgação do seu primeiro best-seller e de publicar um livro sobre Salvador Dalí, Catherine cumpriu a promessa que tinha feito a si mesma e escreveu "A outra vida de Catherine M.", lançado nesta Flip, no Brasil, pela Agir/Ediouro. No livro, que a crítica francesa considerou mais bem escrito que o anterior, a autora conta como se desesperou profundamente quando descobriu que o marido a traía com outras mulheres. (...)

Segunda-feira, no Rio, participará de edição do Prosa nas Livrarias, em bate-papo com a jornalista Helena Celestino, às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon (Afrânio de Melo Franco 290/205). O evento terá tradução simultânea. O Prosa nas Livrarias é promovido pelo Prosa & Verso, com livrarias e editoras, para promover a leitura no país.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
# coluna NO PRELO
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Por Mànya Millen e Rachel Bertol


> Pós-Flip. Um pouco da Festa Literária Internacional de Paraty (Fip), que acontece até amanhã, poderá ser vista no Rio nos próximos dias. Além de Catherine Millet, que participa da edição do Prosa nas Livrarias, e de Gay Talese, que dará palestra no Instituto Moreira Salles, com apoio do GLOBO, outros "flipenses" estarão na cidade a partir de segunda-feira. O francês Ollivier Pourriol, autor de "Cinefilô" (Zahar), fará segunda, às 21h, no Espaço de Cinema, em Botafogo, a palestra "Spinoza e o desejo de eternidade", usando cenas de filmes como "Blade Runner", "X-Men" e "Matrix". Na terça-feira, o mexicano Mario Bellatin participa de debate com o escritor João Paulo Cuenca, às 19h30m, na Travessa do Shopping Leblon. No mesmo dia, o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (Avenida Pasteur 250) vai reproduzir dois encontros realizados em Paraty. Às 16h, reúne Tatiana Salem Levy, Arnaldo Bloch e Sérgio Rodrigues. Às 18h, o convidado é Bernardo Carvalho. Ainda no pós-Flip, o Oi Futuro terá três mesas de debates com convidados da festa, mediadas pelas jornalistas Cristiana Costa e Valéria Lamego, às 19h30m. A primeira, dia 7, reunirá a chinesa Xinran e Paulo Henriques Brito (que desmarcou sua participação na Flip); dia 8, será a vez de Zuenir Ventura e Rodrigo Lacerda; e, dia 9, de Arnaldo Bloch e Domingos Oliveira.

> Ponte literária Rio-Rosário. Com organização de Denise Schittine, Mariana Patrício Fernandes e Christian Dutileux, o livro "Veredas argentinas: ensaios à margem da literatura" (7Letras) reúne oito autores brasileiros e argentinos em torno de temas como literatura, memória, ditadura e vanguarda. Resultado de um programa de intercâmbio entre a PUC e a Universidade Nacional de Rosário, será lançado quarta, às 19h, na Travessa de Ipanema.

> Ano França I. No espírito do Ano da França no Brasil, Evandro Nascimento dará o curso "Diálogos entre filosofia e arte", na Casa do Saber (tel. 2227-2237), tendo como referência textos de Foucault, Deleuze e Derrida, e obras de Magritte, Francis Bacon e outros. São quatro aulas, às quartas, a partir de 8 de julho, às 20h.

> Ano França II. Começa terça, 7, na ABL, o ciclo "A França no Brasil", com palestra de Silviano Santiago sobre a importância da literatura e da língua francesa no Brasil, às 17h30m. Sergio Paulo Rouanet, Manuel Correa do Lago e Mary Del Priore farão palestras no ciclo.

> João Cabral. Novo número da revista "Coyote" circula com entrevista inédita de João Cabral de Melo Neto, feita em 1993, pelo poeta Thomaz Albarnoz Neves.

Nenhum comentário: