Lygia Fagundes Telles completa hoje 86 anos.
Felicidades para essa grande escritora e ainda jovem ariana, pois demonstra que ainda tem muito o que lutar nessa vida, exibindo essa luta nos textos que escreve.
É engraçado pois não temos apenas o signo em comum, mas também o nome do pai. Sem contar o amor pela literatura.
Lygia está de casa nova. Suas obras estão sendo relançadas pela Companhia das Letras, com direito a novos parágrafos, como a inserção que ela fez no livro As Meninas.
Há uma ótima matéria no Estadão, com direito a três vídeos, com uma conversa dela com Ubiratan Brasil, do Caderno 2 (Estadão), em que Lygia fala de sua vida, da carreira, da relação com os leitores (que ela considera seus cúmplices) e dos relançamentos. Há uma passagem divertida em um desses vídeos, em que a autora nos conta que mexeu tanto com Machado de Assis, que um dia teve uma visão dele sentado na beira da cama dela.
É bom ouvirmos os mestres. É como se eles soprassem a excelência em nossos ouvidos.
3 comentários:
Lygia Fagundes Telles é realmente maravilhosa. Gosto muito do conto "Uma Branca Sombra Pálida". Nele, com grande maestria, Lygia discute o lado obscuro do humano, e é dever da literatura discuti-lo e apresentá-lo.
Dag Bandeira
Gostaria de indicar o artigo sobre a obra de Lygia Fagundes Telles no blog Revista Lusofonia: http://revistalusofonia.wordpress.com/2009/04/25/reedicao-das-obras-completas-de-lygia-fagundes-telles/
João,
obrigada pela indicação. Li o artigo e está muito agradável.
Postar um comentário