sábado, 31 de outubro de 2009

Últimas notícias

Nossa, passo tanto tempo sem conseguir publicar os posts, que quando venho, não dá para ser só um. :) Mas antes tarde, ...

Vamos às notícias quentinhas (ou nem tanto):

* Site de crônicas "Vida Breve":

Será lançado na próxima segunda-feira, dia 2 de novembro, o site Vida Breve, um site de crônicas. A ideia partiu dos jornalistas Rogério Pereira (editor do jornal literário Rascunho) e de Luís Henrique Pellanda, colunista do mesmo jornal, e que, agora em novembro, lança seu primeiro livro de contos, O macaco ornamental, pela Editora Bertrand Brasil.

Para cada dia da semana, haverá uma dupla fixa de colaboradores, formada por um cronista e um ilustrador. Veja o time de cada dia, respectivamente cronistas e ilustradores:

- Segunda-feira: Rogério Pereira e Ricardo Humberto
- Terça-feira: Eliane Brum e Ramon Muniz
- Quarta-feira: Fabrício Carpinejar e Osvalter
- Quinta-feira: Luís Henrique Pellanda e Simon Ducroquet
- Sexta-feira: Tatiana Salem Levy e Felipe Rodrigues
- Sábado: Ana Paula Maia e Tereza Yamashita
- Domingo: Humberto Werneck e Marco Jacobsen

Leia no site do PublishNews a biografia de cada um.

* Novo site da Cosac Naify oferece download gratuito de livros

O endereço é o mesmo, http://www.cosacnaify.com.br, mas o conteúdo está reformulado. A Cosac Naify colocou no ar seu novo site, trazendo várias novidades, entre elas, o download gratuito de livros. Para começar, o leitor tem até o dia 28/11 para baixar o livro Flores do escritor mexicano Mario Bellatin, com tradução de Josely Vianna Baptista.

O site propõe maior interatividade com os leitores, por meio de ferramentas como o twitter e o blog, este que adiantará trechos de obras que serão lançadas, curiosidades sobre a escolha das capas e informações sobre os lançamentos da editora.

* Comemoração do nascimento de Carlos Drummond de Andrade

Hoje se comemora 107 anos do nascimento de Carlos Drummond de Andrade. A festa acontecerá junto à sua estátua, na orla de Copacabana, com bolo, leitura de poema e cartaz pedindo, pelo amor de Deus!, para deixarem os óculos em paz. Ao lado da estátua, integrantes do Corujão da Poesia vão instalar "kit poema" com clássicos de Drummond, que estarão presos a uma cordinha e encapados, para o caso de chuva. Isso tudo conta a coluna Gente Boa, de Joaquim Ferreira dos Santos.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Livros na mesa

Clique na imagem para ver mais detalhes

domingo, 25 de outubro de 2009

Últimos lançamentos do Sobrecapa

Confiram os últimos lançamentos divulgados no meu site Sobrecapa:

Vinis Mofados, de Ramon Mello.

e

O português que nos pariu, de Angela Dutra de Menezes

Obrigada aos muitos leitores do Canastra

Aniversário mesmo, o Canastra completou em 25 de maio, quando fez 1 aninho.

Mas eu só cheguei a colocar um contador de acessos no blog 5 meses depois, em 25 de outubro de 2008.

Isso significa que hoje comemoro 1 ano do contador de acessos. Se comemora isso? Sei lá. Só sei que 1 ano depois, fico imensamente feliz com os 21.495 acessos que ele registra.

Caramba, não podia imaginar tanto. E não é só aqui que fico feliz. Olhando meu outro blog, o Ficção de Gaveta, que completará 1 ano no próximo dia 8 de novembro, também tenho a maior felicidade, pois ele já conta com mais de 90 mil acessos.

Por isso, mesmo correndo para cumprir todas as pendências que não consegui dar conta no final de semana, não podia deixar passar a data de hoje em branco.

Obrigada a todos que visitam o Canastra, a todos que curtem minhas notícias, minhas impressões literárias, meus contos, resenhas e quaisquer outros assuntos que eu queira dividir com vocês. Posso sumir por alguns dias, mas saibam que meu pensamento está sempre aqui, e eu ansiosa para trocarmos essa energia tão gostosa.

Beijos carinhosos a todos.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Copa de Literatura Brasileira

Saiu o resultado do segundo jogo da Copa de Literatura Brasileira.

Dessa vez, tem um competidor para lá de polêmico. Veja:

Antônio Xerxenesky (Areia nos dentes) X Paulo Coelho (O vencedor está só)

Confiram para quem foi o voto do advogado e escritor Fernando Torres.

Festa Literária da EDEM

Está acontecendo desde ontem (é, eu sei, estou atrasadíssima, mas é um absurdo o dia ter só 24 horas. rsrsrs), no Rio de Janeiro, a Feira Literária da EDEM.

A programação está uma delícia e vale conferir!

Para conferir, acessem: http://www.edem.g12.br/v2/materia.php?id=187.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Outros programas

Não temos apenas o Espaço Aberto Literatura como ótimo programa de entrevista. Outro programa muito bom é o Umas Palavras, apresentado pela Bia Fonseca Côrrea Lago, no qual há o encontro com grandes personalidades da literatura e música brasileiras.

O programa vai ao ar às sextas-feiras, às 22h, com repetição aos sábados (22h) e domingos (21h30), no Canal Futura (32).

Veja a programação:

23/10 - Fernando Bonassi
30/10 - Evaldo Cabral de Mello
06/11 - Carlinhos Brown
13/11 - Luiz Antonio de Assis Brasil
20/11 - Marcelino Freire
27/11 - Erasmo Carlos (primeira parte)
04/12 - Erasmo Carlos (segunda parte)

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Copa Brasileira de Literatura

As partidas já começaram.

Cliquem rapidinho no link da Copa de Literatura Brasileira e confiram o resultado do primeiro jogo, entre Daniel Galera (Cordilheira) x Maria Esther Maciel (O livro dos nomes).

O jurado foi o jornalista, tradutor e escritor Paulo Polzonoff Jr.

domingo, 18 de outubro de 2009

Espaço Aberto Literatura: vídeos e campanha

Há algum tempo já não vejo televisão. Não só o tempo encurtou e muito, como o interesse diminuiu sensivelmente pelos programas da tevê aberta. Até as novelas que me atraíam, há alguns anos fui deixando de lado. As que ainda me chamavam atenção, eu assistia a um ou outro capítulo. Bastava o enredo começar a "encher linguiça", que abandonava.

Atualmente, as poucas vezes que ligo a tevê, são para programas literários ou séries que me agradam, que passam na tevê a cabo. Um deles que acho imperdível é o Espaço Aberto Literatura. Os convidados de Edney Silvestre são, na maioria das vezes, brilhantes, e o próprio Edney consegue extrair o que de melhor podemos saber desses escritores e de suas obras. Quando perco a transmissão que acontece, em primeira exibição, às 21h30m das sextas-feiras, recorro ao site G1, que disponibiliza os vídeos.

Por isso, venho dividir com vocês algumas dessas entrevistas, muitas vezes empolgantes ou emocionantes.

E aproveito para lançar uma campanha que prometi fazer há algum tempo: vamos pedir que o Espaço Aberto Literatura seja transmitido na tevê aberta!

Aí vocês vão se perguntar, mas a Ana está doida? Ela não acabou de dizer que quase não assiste mais à tevê aberta. Sim, eu não, mas milhões de brasileiros assistem. E o que mais faço não é incentivar a literatura? Então, é tudo que eu queria, que a grande massa tivesse acesso a um programa maravilhoso desses, de preferência em horário nobre. Que conhecessem nossos escritores contemporâneos, que conhecessem os clássicos, citados por esses contemporâneos. Que entrassem numa livraria procurando o livro do qual ouviram falar no último programa do Edney. Quero que a lista de mais vendidos exclusiva da literatura nacional seja uma realidade, não manipulada (no sentido de tirar lá da 50ª posição os livros nacionais, para fazer a lista só dos brasileiros), mas tirá-los das primeiras posições mesmo. Disputando espaço de igual para igual com os estrangeiros.

Então, façam como eu fiz há dois meses. Liguem para a Central de Atendimento ao Telespectador da Tv Globo (21-4002-2884) ou acessem o site da CAT, e peçam que o Espaço Aberto Literatura (transmitido na Globo News) seja reprisado na tevê aberta. De preferência, logo depois da novela das oito, que hoje passa às nove. :)

E enquanto isso, tirem um tempinho para assistir aos vídeos das últimas entrevistas. É um tempo de investimento. Há outras ótimas entrevistas. Essas é apenas a minha lista, não só das últimas entrevistas que consegui assistir, mas das que adorei.

- Entrevista com o escritor Moacyr Scliar (exibida em 16/10/2009)

- Entrevista com os escritores Paulo Rodrigues e Manoela Sawitzki (exibida em 09/10/2009)

- Entrevista com o escritor David Grossman (exibida em 25/09/2009)

- Entrevista com a escritora Thalita Rebouças (exibida em 18/09/2009)

- Entrevista com os escritores Altair Martins e Ronaldo Corrêa de Brito (exibida em 28/08/2009)

- Entrevista com a escritora Claudia Lage (exibida em 07/08/2009)

- Entrevista com os escritores Gregorio Duvivier e Rodrigo Lacerda (exibida em 31/07/2009)

- Entrevista com os escritores Antonio Fernando Borges e Lucia Bettencourt (exibida em 12/06/2009)

- Entrevista homenagem ao escritor uruguaio Mario Benedetti (exibida em 22/05/2009)

- Entrevista com o escritor Miguel Sousa Tavares (exibida em 15/05/2009)

Pouco tempo, mas suficiente para descobrir grandes amigos

Às vezes me pergunto se sou doida em dividir o tão pouco tempo que tenho para escrever e ler, com a manutenção de três espaços literários, sem contar as visitas aos blogs e sites, e ao Facebook.

Mas quando essas pequenas fatias de tempo se multiplicam na descoberta de leituras prazerosas e escritores incríveis, no surgimento de novas amizades, tenho a certeza que não é loucura, antes sensatez, de me manter viva, respirando o que de melhor existe nesse ar literário puro e inspirador.

Assim, não só vou achando cantinhos legais, como vou fazendo amigos, descobrindo textos que me deixam no chão. E isso o Canastra de Contos e o Sobrecapa já me gratificaram, sem medidas.

E foi o Sobrecapa que me deu de presente um novo amigo: o escritor André Giusti. Uma ótima pessoa, de incrível talento. Talento que sobra em seu último livro de contos: A liberdade é amarela e conversível. Querem ler contos muito bem escritos, que tocam fundo, que mexem com nossas lembranças, nossas emoções, então leiam esse livro. Não deixem de ler. E o André, generoso como é, acabou de lançar seu belíssimo site (www.andregiusti.com.br), no qual não só divulga vários contos do livro, como coloca à disposição o download de livros anteriores.

Uma oportunidade imperdível de conhecer seu talento. Tenho que certeza que após terminar "A liberdade...", vocês ficarão com vontade de ler tudo o mais que ele produziu e ainda virá a produzir.

sábado, 17 de outubro de 2009

Sobre o Nobel que não foi para Roth

A sensação é de frustração quando não se ganha um grande prêmio literário. Ou para quem está do outro lado da torcida, quando não vemos quem gostaríamos ganhar esse grande prêmio.

No caso do Nobel, para uma boa fatia, a sensação é de perplexidade. Quem é Herta Müller? Quantos conhecem sua literatura? Por que Roth perdeu mais uma vez?

E se me fiz, em silêncio, essa pergunta, Adriano Schwartz a fez no Caderno Mais da Folha de São Paulo do último domingo.

E para dividir com vocês, reproduzo o artigo.

Consenso de crítica, Roth é preterido mais uma vez
ADRIANO SCHWARTZ
ESPECIAL PARA A FOLHA

Quem já leu o novo romance de Philip Roth, "The Humbling", diz que a história do grande ator que chega à velhice e de repente se sente perdido e inseguro é magnífica. Reação parecida aconteceu quando "Indignação" foi publicado e, antes, com "Homem Comum". Ao que tudo indica, os críticos que acompanham o romance contemporâneo parecem discordar muito pouco em relação ao lugar decisivo do criador de Nathan Zuckerman na literatura das últimas décadas.

E Roth, mais uma vez, não ganhou o Nobel.

A longa lista de autores importantes que morreram sem o prêmio (sempre tão exaustivamente repetida) cria a tentação de achar que tanto faz, que é melhor assim ou algo do gênero.

Talvez seja. Nós nos acostumamos tanto a relativizar as escolhas, qualquer escolha, que terminamos por diminuir o que não precisaria ser diminuído.

Não conheço a obra de Herta Müller. Não tenho como julgar se houve ou não merecimento, mas tenho a impressão de que Roth está, desde quinta-feira, um pouco mais triste. E, de modo ingênuo e sentimental, fico com pena...

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Clipping da Internet (Parte II)

Nossa! Como teve notícia que li nos últimos dias e faltou tempo para postar. Mas vamos tirar o atraso...

MEC anuncia os livro do PNBE 2010
Fonte: PublishNews

"O MEC publicou nesta quarta-feira, 14/10, no Diário Oficial da União a lista das obras selecionadas para o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) 2010. Os livros escolhidos serão distribuídos para escolas municipais, estaduais e federais que atendem ao ensino fundamental e/ou médio e às instituições de educação infantil (creches e pré-escolas). No total foram selecionados 250 títulos de 100 diferentes editoras (algumas pertencem ao mesmo grupo empresarial). Embora o Grupo Ediouro tenha tido o maior número de títulos selecionados, a quantidade de editoras com títulos na lista é bastante expressiva. Confira a lista completa no site do Diário"



Finalistas do National Book Award
Fonte: PublishNews (por Lynn Andriani)


"A National Book Foundation anunciou nesta quarta-feira, 14/10, os finalistas do National Book Awards 2009. Um autor estreante, três finalistas de edições anteriores e a segunda Graphic Novel da história do prêmio estão na lista que tem cinco finalistas em cada uma das quatro categorias (Ficção, Não-ficção, Poesia e Literatura para jovens). A editora Macmillan colocou cinco autores nesta fase; Randon House emplacou três finalistas e a Houghton Mifflin Harcourt e a Norton duas cada uma. Entre os finalistas de ficção figuram três autores não americanos: o paquistanês Daniyal Mueenuddin, o irlandês Colum McCann e o ugandense que hoje vive em Londres, Marcel Theroux. No site da NBF você confere a lista completa dos finalistas."


Adaptações de clássicos
Fonte: PublishNews (matéria do JB OnLine, por Alvaro Costa e Silva)

"A divina comédia, de Dante, para meninos e meninas? Pois é, está tudo lá sem tirar nem pôr: a selva escura; a pantera, o leão e a loba que impedem a chegada do narrador à colina; o guia Virgílio; Beatriz; o inferno, o purgatório e o paraíso. Mas, ao contrário da placa escrita à porta do inferno – “deixai toda esperança, ó vós que entrais” – o livro permite entrar à vontade. Não é quente nem fede a enxofre. Será quem sabe uma jornada feliz e curiosa, graças ao talento de Roberto Mussapi, na adaptação do texto, e à arte de Giorgio Bacchin, nas ilustrações. Ambos italianos, como Dante Alighieri, Mussapi e Bacchgin são responsáveis por outros títulos da coleção Mestres da literatura universal, recente lançamento da editora FTD. Além de A divina comédia, chegam às livrarias Fausto, de Goethe; O avarento, de Molière; e A tempestade, de Shakespeare. Todos com a marca da fidelidade possível aos textos originais, e a compreensão de que a leitura é destinada, prioritariamente, aos jovens.[Cada titulo custa R$ 27.]"

Conto de natal de Paul Auster
Fonte: PublishNews (matéria do JB OnLine, por Taynée Mendes)

"Como contar uma história de natal sem cair no sentimentalismo meloso e por vezes hipócrita geralmente associado à ocasião? Foi o que o escritor americano Paul Auster se propôs a fazer em Conto de Natal de Auggie Wren (Cia das Letras, 48 pp., R$ 36), edição especial com ilustrações da artista argentina Isol. Perto do Natal, um jornalista do The New York Times telefonou para Paul – um escritor com o mesmo prenome de Auster – solicitando um conto por encomenda. Aflito com o desafio, pois nunca escrevera algo do gênero, Paul pede ajuda ao balconista Auggie Wren, "um sujeitinho estranho que usava um suéter azul com capuz" e trabalhava em uma tabacaria no Brooklyn. Até lhe pedir uma história de Natal, Auggie era apenas o cara do balcão para Paul. “Um conto de natal?”, perguntou Auggie. “É só isso? Se me pagar um almoço, meu amigo, vou contar para você a melhor história de Natal que já ouviu. E garanto que cada palavra dessa história é pura verdade”."


Parque temático de Harry Potter
Fonte: PublishNews (matéria do O Estado de S. Paulo)

"Resolvido de uma vez por todas o mistério da localização de Hogwarts. A escola de bruxarias, a vila de Hogsmeade e até o correio-coruja não poderiam estar em outro lugar senão em Orlando, na Flórida. É lá que a Universal Resort construiu o parque temático de Harry Potter, que tem a inauguração prevista para março de 2010. A chegada no The Wizarding World of Harry Potter será por Hogsmeade, a vila mágica com ares medievais onde fica o bar Três Vassouras. É lá que, na versão criada pela Universal, o visitante poderá provar as famosas cervejas amanteigadas. O Cabeça de Javali, frequentado por bruxos de reputação duvidosa, será outra opção para matar a fome. Feijõezinhos de todos os sabores, sapos de chocolate e suco de abóbora estarão nos cardápios, além de pratos tradicionais da culinária inglesa. Mas a atração mais esperada, repleta de efeitos especiais, promete ser Harry Potter and the Forbidden Journey, que levará os turistas a uma viagem por dentro do castelo de Hogwarts."

Feira de Frankfurt tem edição econômica
Fonte: PublishNews (matéria da Folha de São Paulo, por M. Strecker)

"Por mais que os organizadores tentem aparentar normalidade, é senso comum que a 61ª Feira do Livro de Frankfurt está mais econômica e modesta por conta dos efeitos da crise. As delegações internacionais estão enxutas, a oferta de títulos para editores diminuiu e o circuito "social" encolheu. Os dados oficiais indicam retração modesta. Segundo Roberto Feith, da Objetiva, com a retração vão sofrer mais os títulos "midlist", aqueles que vendem bem, "mas não o suficiente para fazer o ano de uma editora". Luciana Villas-Boas, diretora-editorial da Record, concorda que os títulos intermediários serão os mais afetados. Entre os best-sellers, no entanto, o mercado continua aquecido. O "título da feira" é a coletânea de diários, notas e cartas de Nelson Mandela. Outro título que está sendo muito comentado é uma "graphic novel" de Michael Jackson. Para Paulo Rocco, da editora Rocco, a disputa pelos best-sellers continua, ainda que a média dos preços negociados tenha caído. O livro de Mandela já provoca corrida entre editores brasileiros, que tiveram nos últimos meses disputas ousadas por best-sellers. O maior exemplo é o leilão que movimentou as editoras na semana passada, a trilogia A Discovery of Witches, de Deborah Harkness, que deve sair em 2011. A Rocco venceu a disputa e pagou cerca de US$ 165 mil pelos direitos de publicação do primeiro volume. É uma cifra elevada, mesmo comparando com o US$ 1 milhão negociado para o mercado americano."

Frankfurt no Brasil
Fonte: PublishNews (por Fernando Alves, correspondente especial do PublishNews, em Frankfurt)

"Nesta quarta-feira, 14/10, um acordo entre a organização da Feira do Livro de Frankfurt e a Câmara Brasileira do Livro (CBL) selou a realização, já em 2010, e no Brasil, de três grandes eventos conjuntos. Ao longo do próximo ano, brasileiros e também estrangeiros assistirão a três congressos de envergadura. O primeiro deles guarda similaridade com o TOC – Tools of Change, ampla discussão acerca dos rumos da literatura em suportes digitais. “A grande diferença é que na edição brasileira teremos dois dias de discussões, ampliando, assim, a possibilidade de aprofundar a troca de idéias entre os participantes, que vêm do mundo todo, já que o mailing utilizado soma-se ao da Feira de Frankfurt”, informou Rosely Boschini, presidente da CBL, em entrevista ao PublishNews. O segundo congresso terá como tema central a educação e o terceiro será dedicado à atividade livreira. Seus locais e suas datas de realização serão divulgadas em breve, mas sabe-se já que o primeiro deles, de suportes digitais, será realizado ainda no primeiro semestre. O acordo marca uma aproximação crescente entre as duas instituições, que deve render frutos no futuro próximo. A participação do Brasil na Feira do Livro de Frankfurt, aliás, é percebida pelos visitantes estrangeiros e pelos próprios brasileiros de forma muito positiva. “O estande do Brasil vem mudando a cada ano. Percebemos que a frequência é cada vez mais profissional, mais organizada. Neste ano, está impecável”, afirmou Theo Ferrer, da editora, livraria e distribuidora TFM, de Frankfurt."


Vale Cultura é aprovado na Câmara
Fonte: O Estado de São Paulo (Por Jotabê Medeiros)

"O plenário da Câmara dos Deputados aprovou anteontem à noite o projeto de lei que cria o Vale Cultura, encaminhado ao Congresso pelo Ministério da Cultura. Trata-se de um vale mensal de R$ 50, semelhante ao Vale Refeição (mas para ser gasto com cultura), que será destinado a trabalhadores que ganham até cinco salários mínimos. O projeto, que tramita em regime de Urgência Urgentíssima, agora vai ser votado no Senado e depois vai à sanção do Presidente Lula, e a previsão é a de que seja colocado em prática já no ano que vem.

O Vale Cultura será distribuído às empresas que aderirem ao Programa Cultura do Trabalhador e poderá ser usado na compra de livros, ingressos para cinemas, teatros e museus. A matéria precisa ser votada ainda pelo Senado. " ( Leia mais )


Roberto Bolaño vence Prêmio Cunhambebe
Fonte: PublishNews (matéria de O Estado de S. Paulo)

"A segunda edição do Prêmio Cunhambebe escolheu o livro de contos Putas assassinas (Companhia das Letras, 224 pp., R$ 38 – Trad.: Eduardo Brandão), do escritor chileno Roberto Bolaño, como melhor livro de ficção estrangeiro publicado no Brasil em 2008. Em segundo lugar ficou o romance História do pranto (Cosac Naify, 88 pp., R$ 35 – Trad.: Josely Vianna Baptista), do argentino Alan Pauls, seguido do romance O encontro (Alfaguara, 248 pp., R$ 36,90 - Trad.: José Rubens Siqueira), da irlandesa Anne Enright. Na edição deste ano, participaram 39 livros, com concorrentes de língua inglesa, francesa, espanhola, alemã, holandesa, árabe e chinesa."


Os Dez Mandamentos de Quiroga ainda geram debate
Fonte: JBOnline (Por Raimundo Carrero)

"RIO - Depois que Moisés desceu do Monte Sinai com os Dez Mandamentos nas tábuas e nas mãos, não faltou mais quem ditasse regras à vida e à arte. Horácio chegou a estabelecer as leis fixas – assim mesmo, fixas – para a poesia. Nem precisa lembrar Aristóteles que criou imensos conceitos sobre a arte de escrever, embora a história garanta que ele não escreveu nada, fez apenas breves anotações para um curso de teatro. O livro, porém – A poética – é amado, adorado, consultado. Todo bom – ou mau – escritor conhece-o. É leitura obrigatória. Sempre.

O escritor húngaro Stephen Vizinczey publicou também um decálogo severo – discutido no meu livro Os segredos da ficção, em que há pelo menos uma exortação determinante no sétimo artigo: “Não passarás um só dia sem ler algo grande”. E conclama o escritor a não ter empregos nem vícios, com uma vida inteiramente dedicada à narrativa. Cortázar reduziu seu “decálogo” a apenas dois artigos definitivos: 1) “O conto é uma espécie de luta de box que termina por nocaute no primeiro round”; 2) “O romance é uma luta longa que termina no último round por pontos”. Mário de Andrade ironizou: “Todo conto é aquilo que chamo de conto e crônica é tudo aquilo que chamo de crônica”. Para José Castello, que reclama liberdade absoluta do criador, sem amarras nem leis, mesmo subjetivas, “um escritor não se submete a regras. Por que descartar adjetivos e privilegiar os substantivos? Isso pode ser verdadeiro em um relato, mas pode ser inteiramente falso em outro”. Tem razão. Não existem leis absolutas na criação.

Agora o debate cresceu. Agigantou-se. Essa declaração de Castello, por exemplo, está no livro Decálogo do perfeito contista, organizado por Sergio Faraco e Vera Moreira para a L&PM. Mais adiante, Aldyr Garcia Schlee afirma que o decálogo de Horacio Quiroga tem uma rigidez cretina, ao contrário do deboche de Los trues del perfecto cuentista e da ironia de El manual del perfecto cuentista, também escritos pelo contista famoso. Nem por isso o Uruguai deixou de tomar um susto. Quiroga passou a ditar leis e a escrever manuais e decálogos para os ficcionistas, a partir da década de 20, no século passado. Regras objetivas para uma vida desregrada. Apesar de combatido e, em muitos casos, insultado – como ocorre ainda hoje em vários níveis, invejas e mentiras ocupam o mesmo corredor – o Decálogo do perfeito contista, passado quase um século, é examinado e debatido; riscado e guardado. Assim acontece com o volume agora publicado com um longo e saudável debate, reunindo 20 escritores brasileiros das mais diversas origens."
( Leia mais )

Clipping da Internet (Parte I)

Bem, vamos ao post que começou às 6 da manhã e só agora vou conseguir terminá-lo...

Editores do futuro em pé de guerra
Fonte: Postagem do blog do Galeno Amorim - 15/10/2009

"Estudantes dos cursos de Editoração estão fulos da vida com o MEC. O motivo é a abertura de uma consulta pública na qual o tradicional bacharelado em Editoração (ou Produção Editorial), área da Comunicação Social, passa a aparecer como “curso superior de tecnologia em produção multimídia”. A chiadeira da moçada faz todo sentido: mais do que técnicos, é preciso formar bons editores.

A consulta termina nesta sexta. Para saber mais, clique aqui."

Entrevista com William Bonner na GNT, no domingo
Fonte: Patrícia Kogut


William Bonner deu entrevista à Marília Gabriela, no programa da GNT, sobre seu livro "Jornal Nacional - Modo de Fazer". A conversa irá ao ar no domingo.

SESC Pompéia realiza encontro literário
Fonte: PublishNews

"O SESC Pompéia (Rua Clélia, 93. São Paulo/SP. Tel.: 11 3871-7700) realiza até o mês de dezembro o projeto “Tertúlia Tradutores”, uma série de encontros gratuitos com alguns dos principais nomes da tradução. Além do contato direto com a literatura mundial, o projeto proporciona ao público a oportunidade de conhecer mais sobre o autor, sua obra e o trabalho de tradução para o português. O projeto propõe um bate-papo sem mediações, com foco na obra de cada autor. A programação do encontro apresenta autores como J. M. Coetze por José Rubens Siqueira (25/10), Gabriel Garcia Marquez por Eric Nepomuceno (8/11), Dostoievski por Paulo Bezerra (15/11), Charles Baudelaire por Ivan Junqueira (29/11) e Tolstoi por Boris Schnaiderman (13/12). Todos os encontros são transmitidos pelo Portal SESC SP ao vivo."

Nobel de Literatura vai para Herta Muller
Fonte: PublishNews

"Herta Muller “retrata a paisagem dos despossuídos com a concentração da poesia e a franqueza da prosa”. Assim a Real Academia Sueca de Ciências descreveu a obra da romena naturalizada alemã de 56 anos que levou este ano o Prêmio Nobel de Literatura, com um polpudo cheque de mais de US$ 1 milhão. No Brasil a escritora tem uma obra publicada pela Editora Globo – O compromisso (204 pp., R$ 35) e a LP&M publicou o conto A canção de marchar, de Herta Müller, em Escombros e Caprichos: O Melhor do Conto Alemão no Séc. 20 (org. Rolf G. Renner e Marcelo Backes, 400 pp., R$ 54). Mas a escritora tem muitos outros escritos, tanto na prosa quanto na poesia. Sua primeira publicação foi uma coleção de contos chamada Niederungen em 1982, que censurado pelo regime romeno esperou quatro anos na editora até poder ser publicado."

Intriga real ganha o Man Booker Prize
Fonte: PublishNews (clipping de O Estado de São Paulo)

"O júri contemplou com o Man Booker Prize, anunciado na noite de terça, Wolf Hall, romance ambientado na corte de Henrique VIII. Com isso, a inglesa Hilary Mantel, de 57 anos, ganhou o prêmio de 54 mil. O livro relata a turbulência provocada na Inglaterra do século 16 quando o rei anuncia seu desejo de se casar com Ana Bolena. A história é narrada sob a perspectiva do conselheiro real, Thomas Cromwell. Durante a premiação, em Londres, Hilary confirmou que já escreve a continuação de seu romance vitorioso, cujo título deverá ser The Mirror and the Light. "A história vai acompanhar a ascensão de Cromwell até sua súbita desgraça", contou a autora em uma entrevista à rádio BBC. Hilary Mantel escreveu críticas de cinema antes de se aventurar na literatura, iniciando com um livro de contos. É autora ainda de um livro de memórias, Giving Up the Ghost, e de outros romances como Beyond Black, de 2005, selecionado para o Prêmio Commonwealth Writers e também para o Prêmio Orange de ficção."


Prêmio Leya
Fonte: PublishNews

"A segunda edição do Prêmio Leya divulgou na terça-feira, dia 13, o seu grande vencedor. O romance O olho de Hertzog, do escritor moçambicano João Paulo Borges Coelho, que levará para casa 100 mil euros como premiação. Todo o seu trabalho de ficção tem Moçambique como pano de fundo, o que não foi diferente no livro premiado. O título trata do contexto histórico dos combates das tropas alemãs contra as tropas portuguesas e inglesas na I Guerra Mundial, a emigração moçambicana para a África do Sul, a reação dos mineiros brancos, as primeiras greves dos trabalhadores negros e a emergência do nacionalismo moçambicano. Coelho estreou como escritor com o livro As duas sombras do rio, em 2003. Foi o vencedor do Prêmi José Craveirinha, de 2005, com o título As visitas do Dr. Valdez."


quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Leitura em debate hoje

Voltei! E com a sensação de que meu tempo está cada vez mais curto. Esse período de recesso fez acumular tantas tarefas e encher tanto a caixa de e-mail, que acho que o pouco que descansei vai se diluir rapidinho...

Nos próximos dias vou publicar as muitas notícias que estão acumuladas para eu divulgar no Canastra. Pelo menos, assim espero. Fiquem de olho!

Começo lembrando do ótimo encontro Leitura em debate: a literatura infantil e juvenil que acontece, hoje, na Biblioteca Nacional. O tema é Por que é importante ler os clássicos?

Nesse debate teremos a participação do escritor Pedro Bandeira, do editor e escritor Fernando Nuno e da professora Márcia Cabral. A mediação é da Anna Claudia Ramos.

Para quem está no Rio, é uma ótima oportunidade. Para quem não está, o Instituto Embratel (http://www.institutoembratel.org.br/) transmite em tempo real. Mas se alguém estiver em trânsito às 16h, não tem problema. O Instituto mantém os vídeos de todos os encontros.

Então, não tem motivo para perder!

Eu estarei (assim também espero) lá na plateia assistindo.

Clique na imagem para ver detalhes

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Pequeno recesso...

A semana foi complicadíssima: escrevendo, corrigindo provas, resolvendo pendências e, como prêmio, estou me dando e à minha família um merecido recesso nesse feriadão prolongado.

Assim, por consequência, o Canastra também entra nesse pequeno recesso, até a próxima terça-feira.

Um ótimo feriado para vocês e fiquem com as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida.

Beijos

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Rapidinhas

Rapidinhas sem comentários...

Dê leitura de presente!
Blog do Galeno - 02/10/2009 - Por Galeno Amorim

Este é o mote da campanha iniciada pelo Instituto Ecofuturo para celebrar o Dia Nacional da Leitura, que será comemorado, este ano, pela primeira vez no Brasil. A data (12 de outubro, também Dia da Criança e feriado religioso em homenagem à padroeira Nossa Senhora Aparecida), instituída por lei federal, deve ser ponto de partida para uma campanha para estimular a leitura de literatura pelas crianças, informa Galeno Amorim.

Prêmio Nobel já está saindo...

A programação do anúncio dos prêmios é a seguinte:

Medicina: segunda-feira, 5, a partir das 6h30 (hora de Brasília).

Os cientistas norte-americanos Elizabeth H. Blackburn, Carol W. Greider e Jack W. Szostak são os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina 2009 por suas descobertas de como a enzima telomerase protege os cromossomos, informou ontem o Instituto Karolinska de Estocolmo. O trabalho lança luz nos estudos do câncer e do processo de envelhecimento.O prêmio de Medicina paga 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,4 milhão, cerca de R$ 2,52 milhões) e, como os outros prêmios Nobel (exceção para o da Paz), será entregue em 10 de dezembro.

Física: terça-feira, 6, a partir das 6h45 (hora de Brasília).

O investigador chinês-britânico Charles K. Kao e os americanos William S. Boyle e Georges E. Smith são os ganhadores do Prêmio Nobel de Física 2009 por seus trabalhos na comunicação óptica e de circuitos semicondutores, anunciou hoje a Real Academia Sueca das Ciências.
Junto ao prêmio de Física será dada a quantia de dez milhões de coroas suecas (980 mil euros ou US$1,4 milhões) e, como o resto de prêmios Nobel, será entregue dia 10 de dezembro, aniversário da morte de seu fundador, Alfred Nobel.


Química: quarta-feira, 7, a partir das 6h45 (hora de Brasília).

Literatura: quinta-feira, 8, a partir das 8h (hora de Brasília).

Paz: sexta-feira, 9, a partir das 6h (hora de Brasília).

Economia: segunda-feira, 12, a partir das 9h (hora de Brasília).

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Concursos e escritores

Em qualquer profissão, a palavra persistir tem um grande significado, mas não se compara à importância na literatura.

Um escritor iniciante precisa persistir para publicar seu primeiro livro.
Um escritor já publicado precisa persistir para deixar de ser um desconhecido.
Um escritor já conhecido precia persistir para criar uma obra relevante.

E por aí segue o caminho. Mas como ainda estou na primeira categoria, me chamou muita atenção a reportagem que saiu no Jornal de Notícias a respeito de um conto inédito de Roberto Bolaño.

Foi descoberto e publicado na Internet um conto inédito que o escritor enviou para um concurso literário espanhol para obter algum dinheiro, nos anos 80.

O mais interessante é que em virtude desse concurso, em que Bolaño obteve o terceiro lugar, ele conheceu o escritor argentino Antonio di Benedetto (1922-1986), que havia ficado em segundo lugar, com o qual iniciou então uma relação de amizade por correspondência.

Partindo de sua história real de um jovem escritor que recebe uma premiação em um concurso literário e descobre que entre os vencedores está um autor que admira, Bolaño escreveu depois outro conto, "Sensini", que faz parte do livro "Llamadas Telefónicas".

Em "Sensini", o personagem homônimo que representa Di Benedetto considera de "primeira ordem" o conto do seu novo amigo e incentiva-o a não abandonar os concursos literários.

Como diz a matéria: "Hoje, não há dúvidas de que Bolaño persistiu, mas quando Di Benedetto morreu, em 1986, o chileno era ainda um desconhecido, sem imaginar a universalidade que recentemente a sua obra alcançou, ou que seria considerado, ainda que após a morte, o escritor que renovou a literatura latino-americana."

É isso: persistir sempre. Afinal, se é por amor à literatura que escrevemos, não nos sobra outra coisa a não ser continuar.

Leia matéria completa do Jornal de Notícias.

domingo, 4 de outubro de 2009

Sobre novo romance do Luiz Ruffato

Luiz Ruffato lançou mês passado o terceiro livro do projeto Amores Expressos, com uma história passada em Lisboa.

Leia no Caderno Ideias desse final de semana, do JB Online, as duas matérias sobre que saíram sobre o novo romance.

Luiz Ruffato viaja para encontrar personagens do novo romance

Por Carolina Leal

RIO - Não eram os cenários históricos, os bolinhos de bacalhau nem os bigodes do Manoel da padaria os elementos que Luiz Ruffato buscava quando embarcou rumo a Portugal, para alimentar seu novo romance. Foi a procura de uma outra Lisboa que o moveu. O que o escritor mineiro não sabia é que no mesmo avião pirulitava-se um conterrâneo de Cataguases, que pensava em “trabalhar firme por um tempo, ganhar dinheiro, voltar para o Brasil, comprar uns imóveis e viver de renda”. É, até que não era má idéia.

Ao contrário de Ruffato, que já tinha ido várias vezes ao país, Serginho entrava pela primeira vez em um avião e já foi dizendo: “Só boto os pés de novo dentro de um na hora de voltar pro Brasil”. De Serginho não se tem mais notícias, a não ser que arrumou um emprego como ajudante de pedreiro e voltou a fumar. Talvez ainda não tenha voltado para Cataguases, até mesmo por não ter gostado nada desse “negócio de avião”.

Já Ruffato voltou cheio de notícias. Ora, pois pois: desse encontro ficcional, o escritor trouxe sua procurada outra Lisboa, percorrida por Serginho, personagem de seu mais recente livro Estive em Lisboa e lembrei de você. O romance integra o projeto Amores Expressos, o mesmo que possibilitou as viagens de Daniel Galera a Buenos Aires e Bernardo Carvalho a São Petersburgo, das quais nasceram respectivamente Cordilheira e O filho da mãe. (...) leia mais

Personagem de Luiz Ruffato volta a fumar em novo livro

Por Rosana Lobo


RIO - “Azar é que nem urubu, só ataca em bando”. Este é um dos muitos ditados a que Serginho, personagem-narrador de Estive em Lisboa e lembrei de você , de Luiz Ruffato, recorre e que bem resume sua vida. Terceiro livro a ser lançado fruto do polêmico projeto Amores Expressos – que enviou 17 escritores brasileiros para diversas cidades do mundo – o romance de Ruffato segue uma moda literária, iniciada na primeira década do século 21, de histórias ambientadas em países estrangeiros, como Budapeste, de Chico Buarque, Mongólia, de Bernardo Carvalho, e Rakushisha, de Adriana Lisboa. Em comparação aos narradores cosmopolitas dessas narrativas, contudo, Serginho é um matuto, quase um jeca-tatu, ingênuo e bastante carismático.

Ao contrário do aclamado romance Eles eram muitos cavalos – que narra em 70 capítulos curtos a história de pessoas simples na cidade de São Paulo cujos nomes, “pelagens”, e origens desconhecemos – o novo trabalho do escritor mineiro conta, de forma linear e detalhada, como e por que a vida de Serginho vira de cabeça para baixo. O momento em que a pacata vida de rapaz classe média baixa, protegido da mamãe no interior de Minas, perde o rumo, é quando ele para de fumar. “Mas foi só parar de fumar, e as coisas degringolaram na minha vida”, reconhece Serginho.

Além de marcar o início da ladeira, o fumo é também o fio condutor da história que se divide em dois capítulos: o primeiro, “Como parei de fumar”, que se passa em Cataguases, a terra natal de Serginho e de Ruffato; e o segundo, “Como voltei a fumar”, ambientado em Lisboa. (...) leia mais


sábado, 3 de outubro de 2009

Fim das pílulas dos cadernos literários

Queridos leitores do Canastra,

hoje percebi que não será possível continuar com as pílulas dos cadernos literários. Graças ao ponto facultativo de ontem, estava em condições de postar já pela manhã as pílulas do caderno Ideias do JB. Quando me deparo com a surpresa: a seção Ideias & Livros do site não foi atualizada com as matérias de hoje. Talvez seja atualizado amanhã, na segunda, ou quem sabe quando. O que importa é o que venho percebendo. Os grandes jornais já não estão interessados em oferecer informação gratuita. E nem paga (vide preços das assinaturas digitais). Sei que informação custa caro, mas se um link de um jornal é acessado com frequência, esse mesmo jornal pode tentar ganhar de outras formas, como por exemplo, com banners de propagandas. Por esse motivo, é que alguns sites contabilizam seus hits de acesso e se vangloriam deles para conseguir vender espaços. Mas parece que ninguém pensou ou, se pensou, não contabilizou dessa forma. Deve ser o mesmo raciocínio econômico, que desde a época da faculdade me esforço em entender e não consigo.

Então, a partir de hoje, infelizmente, não mais saberemos o que está sendo publicado nos cadernos literários. E, com meu módico tempo, quando eu achar que um determinado artigo merece ser "eternizado" na rede, farei a transcrição deles.

Enquanto isso, nos atualizaremos em outras fontes que jorram para todos.

Viva o Rio! Que venha 2016!


A imagem acima é o logo do Google de hoje. Uma homenagem justa e merecida.



Já ouvi muitas frases pessimistas sobre 2016. Já ouvi até, antes da eleição, me dizerem que se pudessem votar dariam seu voto à Chicago.

Pois eu penso o contrário. Torci para o Rio, sim. Tive o prazer de levar meu filho para assistir aos jogos do PanAmericano, e isso foi uma experiência única para ele. E estou na expectativa da família toda assistir a alguns jogos da Copa do Mundo. Outra experiência única. E mais ainda, de estarmos lá para as Olimpíadas.

Então, reforçando: é uma oportunidade única para nós, para nossos filhos, para nossa cidade, para o Brasil. E temos que pensar e cobrar tudo de positivo que essa conquista pode nos trazer. E, sempre preferindo pensar positivo (afinal é aqui que eu vivo), melhoro minha colocação, que VAI nos trazer.

O legado do Pan foi muito mais para os esportes do que para a cidade. Mas eu tenho certeza que com a visibilidade das Olimpíadas e seu ineditismo na América do Sul, teremos um legado muito especial para o Rio de Janeiro.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Últimas do twitter

Um clipping extraído direto do twitter...

@publishnews: "A Unesco escolheu Buenos Aires a capital mundial do livro para 2011. Em breve, matéria na Revista da Cultura."

@livtravessa: "Temos muito prazer em avisar que nossa nova loja (7 de Setembro, 54 - Centro do Rio) já está de portas abertas! Apareçam para uma visita!"

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Mais um prêmio literário

Já estava na hora. rsrsrs Há um ano eu não garfava nenhum prêmio literário. Veio na hora certa, para levantar meu astral.

Acabei de descobrir que sou finalista do Prêmio de Contos Machado de Assis, promovido pelo SESC/DF.

Os primeiros lugares ainda serão escolhidos, para faturar R$ 2000, R$ 1500 ou R$ 1000, respectivamente. Mas já estou felicíssima. O conto faz parte do meu livro de contos, ainda inédito.

Notícias de jornais

Faço um pequeno clipping, com algumas notícias literárias que foram publicadas em alguns jornais e portais de notícias:

******* Bem Paraná:

Clássicos da literatura ganham trailers gratuitos na Internet
Site LivroClip estreia também coleção de vídeos baseados em obras infantis educativas nos dois idiomas


30/09/2009

Grandes clássicos da literatura e obras infantis educativas acabam de ganhar versões digitais em inglês e português, com acesso gratuito na internet. A iniciativa é do LivroClip, uma nova mídia para o livro, que transforma obras em animações multimídia. Os primeiros LivroClips com tradução para o inglês são os clássicos: “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes, “Crime e Castigo”, de Fiódor Dostoievski, e “A Metamorfose”, de Franz Kafka.

O site estreia também uma coleção de trailers de livros infantis educativos, nos dois idiomas, baseados nas obras: “Pigmeus”, de Rogério Andrade Barbosa, “Um Teto de Céu”, de Ninfa Parreiras, “Vamos Abraçar o Mundinho”, de Ingrid B. Bellinghausen, e “O Guarda-chuva do Vovô”, de Carolina Moreyra. “Com as versões em inglês, idioma falado por mais de 700 milhões de pessoas em todo o mundo, o LivroClip expande sua usabilidade como ação de incentivo a leitura e se torna também uma ferramenta diferenciada para o ensino do idioma no Brasil”, afirma Luiz Chinan, diretor do LivroClip. (...) leia mais

******** Portal G1:

Governo de Minas Gerais distribui livros com palavrões a alunos da rede estadual
Textos provocaram a indignação de pais, professores e alunos. Secretaria diz que livro deve ser usado por alunos com mais de 15 anos.


29/09/2009
O governo de Minas Gerais distribuiu textos literários com palavrões em todas as escolas estaduais do ensino fundamental até o 9º ano e provocou a indignação de pais, professores e alunos. Os palavrões aparecem em textos de literatura. Eles são usados em frases em que os personagens demonstram raiva.

Ao ler o livro que a filha usa na escola, a dona de casa Rosane Ferreira levou um susto. Entre textos, exercícios de português e matemática, ela encontrou palavrões. "Eu fiquei bem assustada, porque eu nunca tinha visto um livro com essas palavras. São bem pesadas mesmo. Eu não gosto que falem, não falo E não aceito que falem também", afirma. (...) leia mais

Exposição marca os 120 anos do nascimento de Cora Coralina
O Museu da Língua Portuguesa de São Paulo abre, nesta terça-feira, uma exposição sobre Cora Coralina, a poetisa do cotidiano, que ficou famosa aos 75 anos de idade

28/09/2009

Ana é o nome de batismo. Cora Coralina o nome que ela própria escolheu.

A menina de família simples do interior de Goiás estudou só até o terceiro ano do ensino fundamental, mas tinha talento para escrever e queria ser reconhecida. "Toda família tem uma Ana, ela então inventou Cora. Então um pouco depois ela inventou Coralina", relembra a filha de Cora Coralina, Vicência Bretas.

Com cenografia de Daniela Thomaz, a mostra traz um pouco do universo da escritora, em fotos, objetos pessoais e os cadernos de poesia. Cora Coralina gostava de escrever sobre as coisas do dia-a-dia: a cidade de Goiás, a paisagem, o rio que passava perto da casa dela, os moradores, os costumes. Cenas que ela via da janela da velha casa da ponte. (...) leia mais

Após 9 meses de nova ortografia no Brasil, adoção em Portugal é indefinida
Apesar de manifesto, tema está fora da campanha eleitoral portuguesa. Logo após entrar em vigor, editoras brasileiras já atualizaram dicionários.

26/09/2009

Há nove meses adotada no Brasil, a reforma ortográfica ainda não tem um cronograma oficial para ser aplicada em Portugal. Ratificada por quatro países (Cabo Verde e São Tomé e Príncipe também assinaram o acordo), a mudança nas regras ortográficas tem causado polêmica entre os portugueses.

Veja também: Imprima o guia da reforma ortográfica

Apesar de não estar na pauta das campanhas para as eleições gerais deste domingo (27), o tema foi parar na Assembleia em maio deste ano, quando uma petição para tentar reverter o acordo foi assinada por 113.206 pessoas e discutida na Comissão de Ética e Sociedade.

Um dos signatários, o escritor e ex-deputado do Parlamento europeu Vasco Graça Moura, diz que a reforma é "uma barbaridade e um chorrilho de asneiras, que não permite atingir qualquer unidade da língua". Ele acredita que ainda é possível reverter o acordo legalmente. "É inconstitucional, face à Constituição Portuguesa, ainda não foi ratificado por todos os países signatários e é impossível aplicá-lo sem a existência de um vocabulário ortográfico assente e acordado entre todos os países que começaram por subscrever o documento, além de criar inúmeros problemas às crianças, aos professores e aos idosos, sem nenhuma contrapartida útil." (...) leia mais

EUA negaram homenagem a criadora de Harry Potter por temer bruxaria, diz livro
Acusação foi feita por ex-autor de discursos de George W. Bush

30/09/2009

Um ex-autor de discursos do ex-presidente americano George W. Bush revelou que o governo dos Estados Unidos vetou uma homenagem à autora da série de livros sobre o mago Harry Potter, JK Rowling, porque alguns políticos achavam que ela incentivava a bruxaria.

Matt Latimer afirmou em seu livro Speechless: Tales of a White House Survivor ("Sem Fala: Contos de um Sobrevivente da Casa Branca", em tradução livre) que alguns integrantes do próprio governo Bush acreditavam que a escritora britânica promovia a feitiçaria nos livros.

Como resultado, Rowling nunca foi condecorada com a Medalha Presidencial da Liberdade.

A condecoração reconhece a contribuição dos agraciados para os interesses nacionais dos Estados Unidos, paz mundial ou esforços culturais. (...) leia mais

********* Portal R7

Morte gera lucros para cinema, TV e literatura
Recessão econômica inspira indústria da cultura a explorar temas mórbidos, como as histórias de vampiros


A morte não é o ganha-pão apenas dos donos de funerárias e cemitérios. A cultura também se aproveita do seu poder de atração. Na história do cinema, da TV e da literatura, há uma longa lista de produções que exploraram o universo da morbidez.

O ator norte-americano Michael C. Hall é um exemplo de artista que ganhou dinheiro e fama no papel de um diretor funerário. Ele despontou no seriado "A Sete Palmos", sobre dois irmãos que perdem o pai e têm de cuidar da funerária e dos dramas pessoais da família, como a irmã desajustada que só namora rapazes complicados (como um viciado em drogas e assaltante) e a mãe viúva reprimida às voltas com a descoberta de desejos sexuais incomuns (como fazer sexo no mato). (...) leia mais


***** Estadão de São Paulo

Bienal do Livro de São Paulo muda para sobreviver
Feira investirá R$ 1,3 mil na programação cultural: Salão de Ideias e Espaços Literário e Universitário

30/09/2009
SÃO PAULO - Depois de uma edição que desagradou à maioria no ano passado, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo de 2010 promete ser mais atraente para público, expositores e autores. Foi o que garantiram os organizadores, em um evento ocorrido na manhã desta quarta, 30, e que reuniu representantes das editoras. "Desde o início do ano, estamos repensando o formato da bienal", comentou Rosely Boschini, presidente da Câmara Brasileira do Livro, organizadora do evento. "Desta vez, vamos focar mais no público adolescente, além de continuar investindo nas crianças."

Prevista para o período entre 12 e 22 de agosto de 2010, a 21ª Bienal do Livro receberá um investimento de R$ 1,3 milhão apenas para a programação cultural. Segundo Rosely, os convites para autores estrangeiros já foram feitos, especialmente para as atrações que promovem debates com o público, como o Salão de Ideias, o Espaço Literário e o Espaço Universitário. "Mas a maior preocupação é garantir a atenção do jovem, que é o público mais difícil de captar atenção."
(...) leia mais